A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

22 dezembro, 2004

Nitroglicerina pura! Padrinhos Mágicos = Haroldo ÷ 2 ?...

"Boa noite! Começa aqui 100% Brasil, o seu programa semanal de entrevistas e debates..." Opa, peraí, este é o blog SodTV! do Igor C. Barros! Mas este caso é digno de um programa investigativo como esse. Se liga na parada.

Um dos maiores sucessos da televisão hoje, em matéria de desenhos animados de TV, se chama Os Padrinhos Mágicos. Na história, o garoto Timmy O'Toole é acompanhado pelo casal Cosmo e Wanda, auto-denominados fadas, que se transformam em qualquer coisa (tipo "Supergênios Ativar") e podem realizar seus desejos mais obscuros. Aí acontece de tudo, pois o desenho é uma das raras produções dos anos 00 em estilo cartoon pra valer, sem ser um Jonny Quest ou Giaijôu da vida. [EDIT: não conhecia Bob Esponja nessa época, e olha que o Bob começou em 1999]

O caso é que, como bom leitor na minha adolescência do jornal Gazeta Merc... digo, O Estado de São Paulo (hoje em dia parece que eles tomaram jeito, penso em voltar pra eles porquê seu concorrente consegue me irritar com suas posições sobre determinados assuntos) eu lia uma das poucas coisas do jornal que me interessavam... a tira do Calvin & Haroldo (Calvin and Hobbes), sempre no Caderno 2. Tenho umas 200 coladas em 2 cadernos que eu montei em 1992 e 1993. Os cadernos estão quase desmanchando, porquê triplicaram de volume, feito as agendas das garotas da mesma época...

Calvin foi criado em 1985 pelo então universitário Bill Watterson, hoje mais ou menos na casa dos 43 anos. Era apenas uma criança que carregava um tigre de pelúcia e era um coadjuvante em outra história, sendo o irmão mais novo de um cara de uma turma de universitários. Mas a história mudou. Saíram os universitários, Calvin e seu tigre ficaram. E "Haroldo" Hobbes ganhava propriedades de realismo fantástico, se transformando em alguém capaz de se comunicar e até mesmo de trucidar Calvin, como um bom tigre que se preze.

O caso é que Bill Watterson é um dos cartunistas mais marrentos que se tem notícia. Não sei se inclusive seria um caso de sociofobia. Todo o seu contato com o mundo exterior se dava por andanças de bicicleta (adaptadas para o personagem sem nome que era pai de Calvin) e pela mediação empresarial de sua esposa, Melissa (que eu tenho dúvidas se seria Melissa Clark, criadora da série Sorriso Metálico.)
E Watterson recebia muitas propostas, das mais variadas possíveis, para merchandising e produção de desenhos animados com seus personagens. Todas rejeitadas pelo autor. Uma pena, na minha opinião, Calvin teria potencial para ser uma das melhores séries animadas de todos os tempos, poderia até emparelhar com o Snoopy. Isso também foi um dos motivos que me levaram a investir pesado nos meus próprios personagens, mas vamos em frente.

Bem, o que acontece... Aparentemente, "Padrinhos" bebe na fonte que foi Calvin, produzido de 1985 até o final de 1995. O desenho tem várias semelhanças com a série, e parece que "quer ser" o que poderia ter sido o desenho animado do Calvin. Senão, vejamos:

C&H - Calvin é um menino baixinho e de pernas curtas (só no visual, na série é consderado normal).
PAM - Timmy Turner um menino baixinho e de pernas curtas (aparência considerada normal). MÂS...
enquanto Calvin tem 6, ele tem 10 anos, e Calvin não tem sobrenome especificado.


C&H - Tem um cabelo arrepiado, meio despenteado, que lembra ligeiramente
o logotipo das olimpíadas de Sydney.

PAM - Não é loiro, usa boné, mas também tem um cabelo
da mesma forma (mas isto também é considerado normal
)

C&H - É filho único e mora em uma casa com chaminé, garagem, etc.
PAM - É filho único e mora em uma casa (com chaminé, garagem, etc.).

C&H - Ao contrário do que acontece em muitas HQs
e desenhos envolvendo crianças, seus pais falam e são mostrados por inteiro. Apesar disso, eles não têm nomes.
PAM- Ao contrário do que acontece em muitas HQs
e desenhos envolvendo crianças, seus pais falam e são mostrados por inteiro. Apesar disso, eles não têm nomes.

C&H - Seus pais não se dão muito bem com ele, há brigas, são considerados um tanto ausentes e acabam protagonizando momentos até dramáticos na HQ.
PAM - Aqui uma das poucas diferenças. Os pais do personagem são ausentes, às vezes irritam Timmy, mas de forma cômica, tipo assim, uns babacas totais!

C&H - Há um personagem com o qual só Calvin é capaz de se comunicar, quando está sozinho: Haroldo, seu tigre de pelúcia.
PAM - Há dois personagens com os quais só Timmy é capaz de se comunicar: Cosmo e Wanda, seus peixi... quer dizer, padrinhos mágicos.

C&H - Sofre nas mãos da babá adolescente Rosalyn, mas meio que consegue revidar, às vezes com a ajuda do personagem com o qual só ele consegue se comunicar..
PAM - Sofre nas mãos de uma babá adolescente, Vicky, mas meio que consegue revidar, com a ajuda dos personagens com os quais só ele é capaz de se comunicar. MÂS... Vicky seria capaz de irritar Rosalyn (a "minha" e a do Watterson) com suas maldades, que se estendem a todas as outras crianças!

C&H - Personagens adultos já estranharam o tigre de pelúcia Haroldo, achando que ele tem algo de diferente.
PAM - Personagens adultos já suspeitaram (e outros até tem plena certeza, embora sejam tomados como loucos) da existência dos Padrinhos Mágicos.

C&H - Calvin vive grandes aventuras em sua imaginação - e outras às vezes tão fantásticas quanto na realidade.
PAM - Uma das poucas diferenças, nada é imaginado por Timmy, aqui tudo é (sur)real.

C&H - Calvin apanha na escola de Moe, um bullyer profissional
(como tantos que passaram pela vida deste webmaster)

PAM - Timmy também apanha na escola de um bullyer profissional -
que inclusive também se veste de preto !!

Assim que eu me lembrar de mais coisas, eu edito este poste! Obrigado a todos, tenham um bom domingo, e até a semana que vem. Boa noite. "Uáááááá... Tac tacum, tac tacum... Tiguidiguidida tiguidiguiduda sap sap sap pa riá... Uááá uááá uááaaa..."
"Este programa é uma produção independente! Todo conteúdo é de responsabilidade de seus idealizadores..."

Nenhum comentário:

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!