A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

08 março, 2005

Promessa é dúvida! Mais Mônicas para vocês!

Algumas curiosidades sobre a mais bem-sucedida das HQs comerciais brasileiras. E olha, é provavel que, assim como o filme 2 Filhos de Francisco mudou a visão de muita gente sobre Zezé di Camargo & Luciano, é provável que muitos aqui passem a ver a Turma da Mônica com another eyes.

- Essa você talvez não saiba, embora tenha sido bem divulgada na época. Uma fã internacional do Cascão, quem diria, é a atriz Kim Basinger.

- Maurício de Sousa Produções é o quarto maior estúdio de arte no mundo, com 150 profissionais. E tem mais vindo aí: o estúdio está abrindo vagas para roteiristas (o chato é que não estou achando o link, mas está no site oficial, maledetto URL cloaking).
Não é pra galera que sabe desenhar, e sim, que possa ter boas idéias para novas HQs, continuando o estilo já existente. Ou seja: eu não sirvo pra isso, quando era criança eu "fazia" HQs deles, mas não tinha absolutamente nada a ver com os personagens reais, desde a primeira já zoava com eles, e só larguei a Turma do Maurício quando surgiram os meus primeiros personagens originais de verdade.

- A propósito, já ouviram falar de MSP International Inc.? Tá lá, no estande de uma feira de licenciamento em Nova Iorque, onde tinha um estande deles. Éééééée... é do Brasillll!!! E quem sabe esteja um dia mais na boca do povo que Warner Bros. e Disney !

- Embora seja, via de regra, um ser inanimado, Sansão tem uma certa expressão facial e seus olhos às vezes acompanham a cena, mas quase nunca ele abandona um certo ar cool. Semelhanças com Chucky, o brinquedo assassino? Bem, para Cebolinha e Cascão, os dois tem tudo a ver...

TE CUIDA, GOOGLE
- Com um layout tecnologicamente conservador (boa parte dos textos é escrita em Times New Roman) o site www.monica.com.br, segundo o site sueco Stockholm Challenge, seria o maior site privado do Brasil, com mais de 10.000 páginas e 1 milhão de page views aos finais de semana!! O site foi inaugurado em 1996. Ê Maurição, sempre visionário, olhando a frente - eu olho atrás pra ver se não tem aquele famoso cartaz "Kick Me" colado nas costas...

Tem uma coisa que, na minha opinião, eles poderiam investir muito mais, que são animações em Flash. Até agora só há umas poucas, meio escondidas, de personagens como Penadinho e Astronauta - e o mais incrível é que nelas os personagens estão totalmente fora de estilo...

Outra coisa, tava na hora de eles atualizarem algumas partes do site, como a lista de personagens. Não se sabe ainda a respeito de Dorinha, Bloguinho e Lucca da Roda, muito menos de Manezinho e o Miúdo Luso, além do mais, o desenho de Do Contra ainda é a versão protótipo, o personagem real é muito melhor do que aquilo (aquela carinha de "cone de sorvete" é de uma criatividade sem tamanho...)

- O site tem algumas HQs não tão divertidas assim: HQs institucionais com temas genéricos, exceto as feitas para empresas específicas (dammit, era essas que eu queria conhecer!) - em Quadrinhos, clique no estranho logotipo do Instituto Cultural Maurício de Sousa.

- Curiosamente, já é admitido que personagens não-humanos apareçam com quatro dedos. Cinco continua prerrogativa exclusiva dos homo sapiens.

- Graças à Editora Panini, atualmente é possível assinar as revistas da TdM em mais de 200 países. Entre eles, todos os países do Primeiro Mundo e todos que os brasileiros conhecem de cabeça (tipo os participantes da Copa do Mundo), mais algumas curiosidades, como Irã, Iraque, Arábia Saudita, China, Coréia do Sul, Coréia do Norte (por essa você não esperava), Cuba (Quem diria, hein?), Nepal, Samoa, Tonga, Tokelau, Tuvalu, Principado de Mônaco, Liechtenstein, San Marino, Andorra (devem ter muuuuitos assinantes nesses quatro), Anguilla (colônia britânica no Caribe, vizinha das Ilhas Virgens, que eu descobri agora que existia), Mayotte (possessão francesa perto de Moçambique, idem), Kiribati (país da Polinésia ao nordeste da Austrália, idem²), Niue (perto de Tonga e das Ilhas Cook, idem³) Ilhas Maurício (sem referência aos autores) e, pasmem, Antártica (exatamente, o Pólo Sul) e Vaticano!

Detalhe, tratam-se das mesmas revistas em português que circulam no Brasil. Ou seja, todos os falantes de português, mais muitos dos que falam espanhol, e mais muitos não-hispânicos que 'arranham' o espanhol, podem, em tese, ler as revistas em praticamente qualquer lugar do planeta! E isto não inclui revistas da TdM já editadas no exterior em outros idiomas (o que já acontece há mais de 20 anos - são 14 idiomas em 40 países, incluindo grego e javanês.) Portanto, para escapar dos horrores da guerra, ou para descansar do azul do céu e do mar em paraísos tropicais, vai de Mônica, meu philho...

- O nome da Mônica nunca precisou de muitas adaptações, a mais radical foi fazer o logo do gibi em grego (fica algo parecido com "Móvika", não temos como mostrar aqui no blog), mas a pronúncia é a mesma. De resto, só "Monica" e "Mónica". Enfim, não existe versão onde a Mônica tenha um nome totalmente diferente (talvez quando traduzirem para galês ou catalão...)

- O lambdacismo do Cebolinha (o vício de fala que caracteriza o personagem) era "leplesentado" por aspas, mas desde os anos 70 até hoje é leplesentado por negrito e itálico. (Engraçado, porquê em letragem de quadrinhos não existe só negrito?)
[EDIT: Segundo a Wikipédia, tal vício de fala seria designado como dislalia - troca de Rs por Ls, exceto o de final de palavras. Pode ser que lambdacismo seja trocar "100%" dos Rs, como Elmer Fudd (Hortelino), dos Looney Tunes. Aliás, Cebolinha falando em inglês fala exatamente como ele, que troca R por W - ex: wabbit, wight, to the wescue, etc... Inclusive, você pode até mesmo ler o Google nesse "idioma"!! E o fonema /rr/ é escrito como ww em British Cebolese.]

- Outra coisa que não existe no texto das histórias é ponto final. Pode reparar, todas as falas que não terminam com ponto de interrogação, terminam com ponto de exclamação.
Devido ao sucesso da Turma, isso acabou virando até, de forma inadvertida, "padrão" para novos quadrinistas, que não conhecem outras HQs (Tintin, Calvin, Sandman, Valentina, super-heróis em geral, etc...), onde o texto pode ter até letras minúsculas, sem o menor problema. Muitos também copiam a forma com a qual são feitos os balões, contornando delicadamente os textos, e nem sabem que muitos quadrinistas non-Maurício-related simplesmente metem elipses ou retângulos e tá tudo certo.


- Mais Cebolinha, e essa parece que eles próprios tiveram que quebrar a cabeça para resolver: E o encontro consonantal RL, como em "CARLOS"? Simples, aí o R se transforma em U: "CAULOS".

- Em inglês, Cebolinha tem nome completo! Jimmy Five Onion - para traduzir corretamente quando chamam o pai dele de Seo Cebola.

- Em uma HQ de 1970, mostrada em um gibi especial de 30 anos da personagem, Mônica socava Cebolinha na cabeça, "no coco", mesmo - algo que na vida real poderia deixar as pessoas paralíticas ou tetraplégicas! Mas a violência foi bastante atenuada desde aquela época, hoje em dia apenas é mostrado o "antes" e o "depois" de las conejadas (sei lá se essa palavra existe).

- No Japão, somente o personagem Horácio foi introduzido. E se a gente pensar bem, Horácio é o tipo do personagem que a criançada por lá curte, vide os seus concorrentes: Doraemon, Hello Kitty, Pikachú... Sem falar que o personagem tem olhos grandes (à la "Jibaku", mas tem.) O nome em japonês seria provavelmente o-ra-shi-yu, algo assim, nada de muito diferente.
E porquê não os outros? Bem, aparentemente houveram alguns choques com a cultura japonesa, mas isso eu não consigo entender, porquê eu acho que sendo DENTRO de um desenho animado ou uma HQ eles aceitariam a turma do jeito que eles são, mesmo... Ô Maurício, mostra pra quem não quiser publicar a Mônica aquelas HQs de terror 'gore', os mangás de gênero yaoi e yuri...

- Desde o primeiro desenho animado, Mônica foi dublada por Marli Bortoletto, que demorou vários anos para ser ouvida em outros papéis, como o de Sailor Moon e Patrine. Mas eu acho que o Mauriçation devia pensar em fazer um contrato de écscrusividade com essa galera, porquê Marli também já chegou a dublar sua principal rival do "outro lado": Minnie Mouse, na série O Point do Mickey!!! (Epa, do que eu estou reclamando? Vou pegar os caras da Delart pra dublarem os meus futuros desenhos animados, cês vão ver! Alô, Pedro Lopes, um abraço!)
Em músicas, a voz de Mônica é de Maria Amélia Costa Manso,ex-integrante do grupo Harmony Cats (segundo a Wikipedia). Marli Bortoletto só emprestaria seu talento musical á Angélica Pickles...

SHIN CHAN, O CASCÃO JAPONÊS?
Crayon Shin Chan, um desenho animado japonês que era exibido em 2003 no antigo canal Fox Kids e que não está mais no ar, é um personagem muito diferente dos outros... seu comportamento poderia ser considerado liberal demais. Uma espécie de "Bart Simpson" japonês. Mas o curioso é que o personagem tinha uma certa semelhança visual com o... Cascão! Será que MDS ficou sabendo da existência de Shin Chan? (que foi criado em 1990, MUITOS anos depois da turma brasileira)

- Lucca da Roda não é o primeiro cadeirante a frequentar as histórias da turma, nos anos 80 já apareceu um personagem, chamado Hamyr, que também era assim. Este sumió, e não é citado sequer no "Tinha que ser o Chaves" do Mauriverse, o site Revista da Mônica. Uma carta publicada na revista chegou a perguntar por esse personagem.

- Maurício de Souza já teve sua "eurodisney"... o Parque da Mõnica de Curitiba não existe mais, fui pego de surpresa ao visitar o site http://www.monica.com.br. O do Rio de Janeiro passed away in 2005. Em compensação, o de São Paulo vai muito bem, obrigado. Pelo visto eles entenderam que os grandes parques do mundo, como Disney e até mesmo Beto Carrero World atraem visitantes mesmo que eles estejam muito longe.
A propósito, a entrada custa R$ 35,00. Só pra comparar, o bilhete mais "chulé" da Disney (apenas 1 dia em um único parque) é US$ 71,00, não inclusas despesas de alimentação, estadia e como passar pela imigração...

VAMOS PARA A ESCOLA, Ô ÔOO ÔÔ *canta-se com a música "Vamos a la Playa"
- A Turma da Mõnica vai envelhecer um ano e passar a frequentar a escola. Não sabemos se essa alteração será feita apenas em desenhos animados ou passará a acontecer nos gibis brasileiros [EDIT: em ambos, e já está em vigor desde a fase Panini], mas a exigência acontece porquê nos EUA e Japão, segundo sondagens da produtora, o pessoal não aceitaria muito bem personagens que não fossem à escola. Atualmente só o núcleo Chico Bento e o núcleo dos mais velhos (Franjinha, Titi, Jeremias, etc.) frequentam a escola. Mas uma coisa já é certa: as aulas a que eles assistirão serão reais, transformando a Turma em um desenho meio-educativo! Te cuida, Carrossel!

- O cabelo do Cascão precisou ser mudado para se fazer os desenhos animados. Nas HQs, o "borrão" disforme já foi chamado de marca de dedo (será que é isso mesmo, uma marca de dedo? Haja 'dedistas' na arte-final!) , mas nos desenhos animados (sobretudo depois que passaram a usar computador) o cabelo do personagem ficou igual ao do Humberto.
[EDIT: é realmente uma marca de dedo, uma criação do arte-finalista Sérgio Graciano, até hoje em atividade na MSP.]

- Li muito os gibis da turma entre 1978 e 1993, mas sou péssimo em guardá-los e não sobrou nenhum para contar a história. Por isso fui surpreendido por mais uma inovação: atualmente, Cebolinha não escreve "Mônica baixinha, gorducha e dentuça" nos muros, e sim prega cartazes! É mole?! Só faltava ele comprar fita crepe de pintura pra fazer isso, porquê as tradicionais iriam tirar a tinta das paredes atingidas. Daqui a pouco ele vai chamar aquela empresa, a Castellabate, pra alugar empenas cegas de prédios.
[Não dá mais: essa empresa foi uma das vítimas da "Lei Cidade Limpa", em 2007. Cebolinha vai ter que criar a comunidade "Eu odeio a Mônica" no Orkut.]

- Segundo o fan site Revista da Mônica, existem muitas HQs que seriam impossíveis de serem "reprisadas" em almanaques, que são dos primeiros gibis of the Turma. Essas HQs são politicamente incorretas, ou tem um suspense e um surrealismo característicos do Maurício de Sousa que foram sendo abandonados com o tempo (por exemplo, em uma HQ brota uma árvore nas costas de Cascão que o impede de andar...)
[EDIT: Aparentemente alguém leu isso aqui... A Panini está relançando os cinco primeiros gibis de Mônica, Cebolinha, Cascão, Chico Bento e Magali, lançados entre 1963 e 1989. Se bem que as HQs a que o webmaster da RDM se referia estavam nos gibis seguintes.]

IT'S A SMELL, SMELL WORLD! (É POR CAUSA DO CASCÃO)
- Por analogia, Maurício de Sousa é muito comparado a Walt Disney. Só que Disney não compôs as músicas-tema de seus personagens, como faz Maurício!... É verdade, Brasil.

- Outras duas comparações podem ser feitas. O Parque da Mônica abre muito menos dias úteis do que Walt Disney World - lá o serviço de bastidores é feito todas as madrugadas, no Brasil o parque fecha cerca de 4 dias pra cada 1 dia aberto.
E ao contrário das fantasias dos personagens Disney, as da TdM permitem que seus intérpretes falem. Os personagens Disney não falam para não quebrar o encantamento das crianças, que os imaginam com as vozes de dubladores, em língua estrangeira, inclusive. Já com os da TdM, cujas vozes não estão tão associadas assim com os personagens (alguém aí sabe, por exemplo, como é a voz do Xaveco?), dá até pros funcionários fazerem um "cover".

- O desenho da Turma da Mônica estreou na Itália este ano, e segundo escreveram no site TV.com, dá a mesma audiência que Bob Esponja. SHOOPA, Viacom!! Para os países hispânicos, o desenho "Mónica y Su Pandilla" é exibido pela Boomerang.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara, esse seu post é tão antigo que acho que você nem vai ler esse comentário... Mas atualmente estou trabalhando com as produções animadas da Turma da Mônica, e eu tenho como hábito sempre dar uma olhada nos sites e comunidades dos fãs para "entrar" melhor no espírito da coisa e me direcionar melhor sobre o que o público tem pensado. Ok, admito que também sou um dos maiores fãs (o meu bau de infãncia com 657 gibis não me deixa mentir). Nesse seu post eu encontrei muita coisa que eu já sabia, mas fiquei tão surpreso com a vastidão do conteúdo que amanhã eu redistribuirei para a equipe de animação esse seu post. "Brigadão" pelo seu trabalho de pesquisa! E agora peço licensa para navegar no restante do seu blog.
Inté
Jansen
orson@bol.com.br

Igor C. Barros disse...

Jansen: Muito, muitíssimo obrigado. Esteja à la vontê. E Long life to Monica in animated cartoons!!!

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!