A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

13 janeiro, 2006

Grandes momentos dos desenhos animados.

E agora, grandes momentos dos desenhos animados, mãns... segundo a minha opinião. Se você achou que ia ler alguma coisa parecida com uma resenha de um crítico de cinema, pode tirar your hourse off the rain. Isto aqui é um consumidor final, que gosta de algumas coisas e não gosta de outras. Ou há entre vocês quem coma uma salada agridoce de beterraba com passas e uma barra de chocolate Galak 180 gramas com a mesma satisphação?...
Som na caixa, mané! Ah, quem tiver navegador com abas, mãos à obra! Links mostrarão a cara dos personagens para vocês, queridos ouvinte-lhes.

- 1987: Não é bem um desenho animado de verdade. Mas em um especial de Tom Jobim na Globo, a música Borzeguim é acompanhada de um desenho animado nacional - ainda que em preto e branco. Na verdade, poderia ser considerado como uma "prova do lápis". Mas o que interessa é que aquilo despertou em mim uma vontade de me enlouqecer, de me perder e me entregar. Quando ela dança todo mundo se ag... ei, quem mudou de estação?!
Mas o que detonou foi a tão desprezada combinação de música popular e animação. Grave isso. No final deste tópico você vai entender...

- 1987: Nesse mesmo ano, a Bandeirantes exibe, dentro do programa ZYB Bom, um curioso videoclipe (que eu descobri depois que era de 1984) protagonizado pelo Snoopy. A música: Flash Beagle, cantada por Joey Scarbury e Desirée Goyette. Que coisa mais sensacional, gente. Já gostava do Snoopy e de sua dublagem (na época, feita e dirigida pelo mesmo dublador do Chaves, Marcelo Gastaldi). É a única vez em que se vêem como seriam adultos no estilo de Charles Schulz.
Agora eu só não sei exatamente que clipe era aquele, porquê o clipe da Band era recheado de efeitos eletrônicos. Esse episódio chegou a ser exibido pela Globo nos anos 90, mas totalmente dublado, incluindo as músicas, e não tinha nada daquilo... Ao menos os Simpsons aprenderam a lição e desde o começo usam efeitos eletrônicos sempre que podem.
Agora vem a coisa ruim: Desde 2000 eu estou procurando o clipe ou a música na Internet e nada. Arguêm pellamordosmeusfilhinhosquenemsequerexistemainda, coloque "Flash Beagle" na Internet, pode ser sem edição mesmo! Borzeguim eu consegui ver de novo, já essa, na versão original, nunca mais! A música faz parte do episódio "It's Flash Beagle, Charlie Brown". Vamlá, minha gente, já colocaram tantas coisas mais obscuras do que isso aqui na rede, não sejam maus, anda, diz que sim, diiiiiiiz?....
(O arquivo deste link, que estava na primeira versão deste post, pelo menos no meu caso, é um MOV com 12Mb que não é reproduzido mas nem a PAL, muito menos a NTSC!...)
EDIT: http://www.youtube.com/watch?v=5nXl93ji30M Flash Beagle na versão exibida pela Band.

- 1989: Paula Abdul contracena com um rapper animado? É Fantástico! Foi nesse programa que eu vi o videoclipe de Opposites Attract, onde mais uma vez a magia da música popular e a animação se encontram. Felizmente, esse clipe foi uma das primeiras coisas que eu achei quando eu passei a ter banda larga, e não é tão raro assim quanto o Flash Beagle.
Mais uma vez bateu aquela vontade, naquele mininim gordim de 14 anos, de fazer desenhos animados... Sabe, aquela petulância, bem de adolescente, de achar que todos que chegaram lá não fazem nada direito. É uma petulância de adolescente, mas de certa forma, infelizmente, não deixa de ser verdade... (O quê, você é produtor de desenhos animados e are understanding what I'm saying? Vamo trocá umas idéia!)

- 1990: Pela primeira vez o mundo assiste a uma personagem Disney que tem uma filha. Seu nome: Rebecca Cunningham, da série Tale Spin ( "Esquadrilha Parafuso", se bem que eu não sei se alguém conhece esta série por este nome) que seria e
xibida de 1993 a 1995 na Rede Globo. Não sabemos se é por isso ou por outra coisa. O fato é que para mim, sempre que ela aparecia, ela roubava a cena. Será que era só comigo? Por incrível que pareça, não: foi uma das primeiras coisas que eu procurei desde que comecei a ter Internet e descobri que fãs nunca faltaram para esta personagem. Digamos que ela já poderia muito bem ter uma fantasia ao vivo na Disneyworld.

- 1990: No outro lado dos EUA, nasciam os Tiny Toons, de Steven Spielberg, com os dois personagens mais fenomenais que reaqueceram os desenhos animados, que pareciam um tanto 'esgotados' na época. E não, não são dos protagonistas que estou falando, e sim de... caramba, ele não tem nome em português! Little Beeper, a versão menor do Papaléguas, com seu curioso bico redondo e usando tênis, fez a turma do Mickey cheirar a mofo em 1990! Além da gambá Fifi La Fume (este outro link também é bão), uma personagem que tem fãs até hoje - eu disse HOJE, 2006! Inclusive um certo gordinho barbudo da Paulicéia desvairada, dono de alguns blogs que ninguém comenta neles... Mas digamos que sou eu e a torcida do Corinthians, embora essa gambã tenha aparência alvirroxa em vez de alvinegra. "TTA" estreou no Brasil em 1992 e inphelismente hoje em dia está fora do ar (inclusive na TV a cabo!!), onde foi visto pela ultima fez sendo sub-aproveitado pelo SBT, que paparicava desenhos muito piores.

- 1990 - Ainda em 1990, os estúdios Clasky-Csupo criavam sua primeira série, a pedido do canal Nickelodeon: Rugrats ("Os Anjinhos", embora eu acho que também ninguém conheça a série por esse nome aqui no Brasil...) Muy bien. Não sei por quê cargas d'água, ou por quê causa, motivo, razão ou circunstância, mas a personagem que eu mais gosto, mais uma vez aparece pouco. E você vai cair pra trás, mas nem vou pular linhas, vai aqui mermo: Betty DeVille, a mãe dos gêmeos Phil e Lil !! Talvez por seu jeitão cool, parecido com uma personagem minha, a professora de ginástica Patsie, sei lá.
E uma incrível coincidência: Kaith Soucie, na versão original, faz a voz dos três (Betty, Phil e Lil) e também de Fifi LaFume!!! Foi na mesma época, durante vários anos. É mole ou quer mais? Descobri isso só quando fui pesquisar pela personagem na Internet.

- 1992: Quem achava que os dois que eu falei de "TTA" seriam as últimas criações geniais da parceria dos estúdios de Steven Spielberg com a Warner caiu do cavalo.
Nascia em 1992, mas só apareceria pela primeira vez em 1996 a personagem Minerva MInk (o link é de um dos melhores sites sobre a personagem). É uma personagem genial: linda de morrer, derrete o coração dos rapazes e as vezes zoa com eles só de sacanagem. "Sen. Sa. Cio. Naaaal, amigooo", diria o Galvão. Dos 100 episódios da série, só apareceu em 4, contando o longa-metragem "Wakko's Wish", curiosamente exibido pelo SBT, apesar do grosso da série ser exibido pela Globo. Ah sim: é provável que você nunca tenha visto MM pela emissora do plim-plim, eu vi e
la pela Warner Channel, quando passava desenhos animados (hoje só passa séries e filmes, that's a feather).

- 1998: Uma coisa que eu ainda me pergunto... porquê eu gostava tanto de ver as séries live-action japonesas e não assisto os desenhos de lá, que foi tudo o que restou hoje em dia? Ah... mas um deles eu assisti, e muito bem: Shin Chan. O personagem de Usui Yoshito tem um humor pra lá de escrachado, que eu associo à própria cultura japonesa (por exemplo, alguns animès tem palavrões no texto, que não são traduzidos na versão em espanhol que serve de base para a versão em português.) Mas aqui a coisa é diferente, a ponto de em certos momentos, o Casseta & Planeta começar a parecer suave e/ou inteligente demais... embora algumas piadas sejam tão sarcásticas que devem ter agradado até mesmo o público norte-americano. O traço também ajuda: é uma mistura de mangá com alguma coisa do Moebius, sei lá, aquele 'cartoon dinamarquês' tão desprezado por aí... E o traço do cara TREME!!! Que nem eu! Não estou sozinho no universooooôõôô!!! \o/

- 2001: Do outro lado do mundo (mais precisamente nos estúdios de animação chineses que prestam serviços para a Nelvana), surge talvez a primeira série estrelada por humanóides que conseguiu me prender a atenção, desde que descobri os furries: Sorriso Metálico (Braceface)
, estrelada, cozida e pochê por Sharon Spitz, dublada no Brasil por Mariana Ximenes e depois por uma dubladora profissional. Que me desculpe a Ximenes, que é uma pessoa que eu gosto muito, mas eu assistia SM por causa da arte mesmo, que coisa mais bem feita, seu! Aposto que é vetoriar!... Os caras não tremem nem um pouquinho! Já eu, vocês já sabem: o meu traço tenta, inconscientemente, homenagear o Papa João Paulo II... Sharon, na versão original, tem a voz de Alicia Silverstone, mas parece que a série não pegou nem entre os fãs da atriz.
A série tem seus defeitos: ela mistura coisas muito sérias com muito engraçadas. Os roteiristas parecem que não sabem como ensinar lições de moral e fazer o aparelho que Sharon usa nos dentes dar choque ao mesmo tempo.

- 2003 (mais ou menos, 2006 no Brasil) - Passam-se vários anos, mais de uma década talvez, até a animação me surpreender tanto quanto essas aí.
Mas finalmente aconteceu de novo... foi no dia em que Bob Esponja cantou Sweet, Sweet Victory para um estádio de futebol lotado e levantou a galera!!! Até eu, que estava na frente da TV! (e olha que eu não sou fããããzaço assim do BE).
Muita gente quando ouviu a música, descoberta pelos diretores do desenho, queria saber de quem era. Então lá vai, é de David Glen Eisley, ex-vocalista da banda Giuffria. Bom, como você deve estar percebendo, nenhum dos dois é tão conhecido quanto os nomes à que a música é creditada no Shareaza, como Van Halen.
Na verdade, acho até que David fez a música especialmente para o desenho, porquê não se vê sua versão original nem nesse site que está no link, o site oficial do cantor, muito menos nos P2P.
Mas o que eu mais gostei é o recado que Bob Esponja mandou à Disney... a trilha sonora orquestrada deles está cheirando à naftalina!!! Pensei que caberia a mim mandar recados como esses... Valeu, Stephen Hillenburg!

- 2008: Ocorre um vórtex temporal, causado pela relação de tempo negativa em que este texto é escrito. Uma janela de texto diz: "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. (C)orrer, (F)icar?"
Entonces... É isso aí, pessoal, estes foram os grandes momentos dos desenhos animados segundo nóis! Boa noite e bons comentários, eu espero...

9 comentários:

Anônimo disse...

Ei Igor, vou te fazer uma pergunta: o que vc acha do Desenho As terriveis aventuras de Billy e Mandy? Eu achei o MELHOR DESENHO CRIADO NO SÉCULO XXI, mas acho que ninguem nesse país concorda comigo, purque todos disseram que esse desenho e uma porcaria. Bom é só isso, desculpe o incomodo

Igor C. Barros disse...

Caramba, desculpe te decepcionar, mas infelizmente Billy & Mandy também não faz o meu gênero. Tanto que precisei buscar no Google para associar os nomes aos personagens. O que eu gosto e pretendo fazer não tem nada a ver com esses temas, digamos, metafísicos.
Valeu por ter escrito, continue ligado, té+...

Anônimo disse...

E aí, tudo bem, Igor?

Não é por nada não, mas parece que a Disney sofre de "involução" espontânea, (a mesma doença que acontece com a Capcom - depois da saída do Yoshiki Okamoto, jogos novos de luta em 2D, e bons, nunca mais! - e com o SBT - depois que o seu Sílvio surtou, mais ou menos em 2004, o nível da programação caiu assustadoramente) pois, com uma série tão ótima como Tale Spin, o que ela faz com Baloo e os outros, sete anos depois da série (é o que me parece, esse tempo)? Transforma em "Filhotes da Selva" e os joga no esquecimento total! Tanto que, acho, a série nem passou dos dois meses de exibição no SBT! Baloo não merecia isso (Fora o esquecimento total da Rebecca em uma necessária continuação de TS, o que deveria ser feito!)!

Engraçado, eu acho que quem devia ter um maior destaque em Tiny Toon era a contraparte pequena do Frangolino (que apareceu em um só desenho, aquele em que falava e ninguém entendia o que ele dizia, e sempre ficava furioso, e recebeu uma tentativa de ajuda do Perninha), se bobeasse, deveria ter mais episódios dele, gostei muito do personagem!

Ah, e voltando à Disney: deveriam fazer mais episódios de um dos meus personagens favoritos de todos os tempos, o Super-Herói Mal-Animado (que apareceu uma só vez na série fotocolagem "Uma Turma da Pesada" na parte das 'abobrinhas'), e até hoje racho de rir com a 'qualidade' da animação - cheia de falhas, com intenção proposital!

Agora, sobre o comentário acima, não assisti Billy e Mandy o suficiente para emitir uma opinião definitiva... Agora quem deveria ter mais fama do que teve, sem dúvida, por ser ótimo é o Sheep na Cidade Grande!!!
Poderia colocar vários motivos para achar o desenho ótimo, como o Sueco Metido, os produtos Oxmorrow (acho que se escreve assim), os Irmãos Sombrero, ou mesmo o Narrador! Mas a razão principal, sem dúvida, é o General Específico! Todo episódio ele dá show, principalmente se combinado com a dobradinha entre ele e o Cientista Irado! Nunca um desenho marcou tanto a mim a ponto de torcer mais para o vilão do que o protagonista (e olha que passei dos 25 anos há algum tempo, hehe)

No mais, valeu a atenção e, para que ninguém fique de fora, mande beijos por mim para a Patsie, Carol (não se preocupe com seu traço, qualquer pessoa percebe que a Carol é mesmo a beleza índia - mesmo que seja em atuação - que queremos criar um dia!), Tsunami, Alda, Victória, Kátia, Madeinusa, Tabatha, Kátia, Elza e as outras!

Anônimo disse...

E ai Igor beleza?
Lendo seu comentário sobre a música Borzeguim, gostaria de saber em qual endereço poderei baixar esse desenho e assistí-lo novamente. Já tem um bom tempo que venho procurando aqui na Internet.
Se conseguir estarei grato desde já.
Um abraço,

Luix

Fernandão disse...

Rugrats é de 1991 e não de 1990.

Anônimo disse...

oi,
galera alguém me responda se puder...
tinha um desenho no sbt déc. 80 não sei o ano. tinha uns veículos meio planta meio máquina... que raio de desenho que me perturba até o sono e não consigo lembrar o nome. alguém me ajudeeeeeeeeeee!!!!

marcel disse...

ei cara o nome desse desnho meio planta meio carros ou maquinas tem aki! http://forum.valinor.com.br/showpost.php?p=1803753&postcount=35
Esse desenho e muito massa

Anônimo disse...

o nome do desenho meio planta e meio carros ou maquina esta aki http://forum.valinor.com.br/showpost.php?p=1803753&postcount=35

Anônimo disse...

Hey, Boa noite!
queria lhe falar que só conheço no planeta vc que viu também o super-herói mal-animado. Eu não lembrava que aparecia no desenho da Turma da Pesada. Realmente é fantástico aquilo! No google só achei vc com essa ocorrência sobre o super-herói e no youtube não achei nada. Queria muito mostrar às pessoas... Se souber de algum link com imagem ou animação desse desenho, por favor poste aqui. Abrax, Márcia.

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!