A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

05 setembro, 2005

Momentos Obscuros da TV: Bom dia com Kellogg's

Eu já falei de muitos casos obscuros, mas o que se segue agora é talvez o mais obscuro de todos. Provavelmente é a primeira vez que se fala disso na Internet de língua portuguesa.
Mas eu decidi falar por ser um patcha de um assunto, desses que só acontecem nos blogs. E o negócio é o seguinte.
[EDIT: Até agora, fevereiro de 2008, este continua sendo o único lugar da Internet onde este assunto é abordado, e o vídeo, a Internet continua devendo. Só uma coisa: é Dailymotion, Metacafe ou Megavídeo na cabeça, falou?...]

Em 1987 o Xou da Xuxa iniciava sua carreira de sucesso
na Rede Globo - mas nada disso se deve à Globo, e sim à galera que gostava do Balão Mágico e resolveu não mudar de canal depois que ele acabou, e à outra galera que já via a Xuxa na Manchete e mudou de canal naquele agosto de 1986. Mas o tema do post não é este, senão não seria nada obscuro...
Naquele ano, um dos merchandisings do programa era o de um dos produtos mais conhecidos do mundo: os Sucrilhos Kellog's. Se você não os comeu por falta de verba, pelo menos já gastou vários minutos ao menos olhando as caixas alguma vez.
No programa, alguém com a fantasia do Tigre Tony ficava o tempo todo no palco, durante o programa, como se fosse mais um personagem. Bem, o que acontece é que, chega a hora do programa em que surge aquele chavão "vamos falar de Sucrilhos Kelloggs", e Xuxa interpelava a fantasia. Como se ela fosse capaz de falar...
Aliás, devo ser um caso atípico, desde criança eu nunca tive fantasia nenhuma em relação a personagens. Sabia que o Bozo era feito por vários atores, que aquele pessoal na Disneylândia não era o Mickey nem o Pato Donald e por aí vai.
Molto bene. Não me lembro de nada do que Xuxa dizia, só me lembro que o "Tigre Tony" cantarolava, repetidas vezes (devia ser uma gravação, claro) apenas uma curta frase: Bom dia com Kellogg's. Mas o que chamava a minha atenção era a voz que cantava aquilo, uma coisa impressionante. Uma voz grave, que me chamou a atenção pra caramba. Pena que eu não consegui gravar, videocassete em 1987 era prerrogativa só dos adultos da casa (e também uma fita custava os olhos da cara, hoje em dia tenho quase 200 delas...).

O assunto ficou esquecido na minha mente até 1996, quando Xuxa resolveu convidar várias pessoas que já passaram por seu programa para um jantar. Um reencontro, 10 anos depois, comemorando seus dez anos de programas infantis na Globo. Eu que raramente assisto programas dela passei a ver quase todos daquela época, na esperança de conseguir ouvir aquilo de novo, que tinha me marcado tanto... mas nada. Mesmo por quê, trata-se de um merchandising, é praticamente impossível a emissora reprisar uma coisa dessas.

Mas o pior é que eu fui atrás e descobri. A Internet permite aos loucos, de vez em quando, chegarem ao final de suas loucuras, e desvendarem certos mistérios outrora insondáveis. Descobri que voz era aquela.

Thurl Ravenscroft nasceu em 1914 e faleceu em maio de 2005, aos 91 anos, de câncer na próstata. Já estava aposentado desde 1995. Começou na carreira artística cantando no grupo The Mellomen, mas não tardou a gravar jingles e comerciais de rádio. Acabou sendo a voz de um personagem que nasceu no rádio, depois cresceu e desde 1985 é aquele brutamontes que vemos hoje em dia... ele mesmo, o tigre Tony. É uma pena que ele virou daquele tipo de cantor anônimo, ele que começou como um artista "de frente", muitos dizem que ele seria um sério rival para Pat Boone. Não sei até quando ele dublou o Tony, e nem sei como ele andava de voz já nonagenário, sei lá. [PS: Como já acrescentamos, ele se aposentou em 1995, mas somente após sua morte foi definido um novo dublador para o personagem: o narrador esportivo Lee Marshall. Ou seja, Tony não cantará como antes...]

O caso é que Thurl era dono de uma voz simplesmente impressionante. Thurl era baixo profundo , ou seja, na classificação que começou no canto lírico e foi estendida posteriormente à música popular, seria o naipe mais grave de todos [EDIT: Segundo a Wilkipédia, existe o naipe chamado "basso superprofondo", é provável que Thurl estivesse nessa categoria, uma vez que esses também conseguem cantar como barítonos.].
Mas não é só isso. Segundo ouço falar, é difícil haverem pessoas nesse naipe que atinjam uma nota "dó" (C1), duas oitavas abaixo do dó central (C3). Thurl, não bastando ter uma voz brilhante, ia além disso. O quanto, exatamente, não dá pra saber... parece que meio que evitavam explorar esse lado dele, é a impressão que dá.
Mas algumas coisas escaparam: Na música "Grimm Grinning Ghosts", que é trilha sonora da Disneyland ou Disneyworld, não sei exatamente (é uma atração bem das antigas), ele chega a um improvável A0. Se eu escrever isso na partitura musical (pra vocês que entendem do assunto), é uma nota com três linhas suplementares abaixo na clave de fá. Gente, nem instrumentos tocam nessa faixa do espectro audível - talvez só sintetizador e baixo elétrico customizado com mais de 6 cordas. And look there.
O que mais me impressiona é que Thurl parece que se divertia enquanto cantava. Um passarinho a 16 rotações por minuto. Um Caruso duas oitavas abaixo. Um Michael Jackson dos Jacksons Five três oitavas abaixo. O sousafone humano. Talvez o rival que Elis Regina nunca conheceu, pronto. (Sério, gente: só Elis Regina cantava da mesma forma que Thurl Ravenscroft.) O que um cara desses cantaria no banheiro, eu me pergunto?...
Thurl também trabalhou muito para a Disney, em uma pá de desenhos animados e outros trabalhos, como discos infantis e áudio dos parques de diversões. O cara merecia uma condecoração ou algo assim por parte dessa empresa, eu diria que uns 5% da "Magia Disney" é mérito dele também. [PS: Ele teve, leia mais pro final.]

E segundo o site "All Things Thurl", que existe desde quando ele ainda estava vivo, ele também fazia a voz do tigre Tony em espanhol. Contei este episódio do "Bom dia com Kellogg's" pro webmaster e talvez fã número 1 de Thurl Brian Jacob, e ele me respondeu que não é improvável que tenha sido ele mesmo que gravou isso em português... O próprio Thurl já chegou a colaborar com o site.
O site tem muitos áudios em formato Real Media, onde se pode conferir o que eu tanto falo aqui - mas ao contrário do que pode parecer, Thurl não tem a voz mais grave do mundo, não!... J. D. Sumner, amigo de infância de Elvis Presley, atingia o "dó -1" - e cantando com letra. Dan Britton, um cantor de musica country (este ainda vivo), alcança ainda "menos" do que ele, lá pelo começo do piano, e um outro cara (um tanto jovem) que não tem mais site e eu esqueci o nome atingia uma nota que ficava a umas 4 oitavas antes do teclado do piano, cuja frequência era 8 hertz apenas (lá 4=440Hz).
Mas as vozes deles, perto da de Thurl, parecem meio sem graça... Só uma PENA que é mais uma voz sensacional que eu fico com vergonha de escrever carta, e-mail e o escambau e eles partem antes... Thurl ganhou em 1995 o prêmio Disney Legends, por sua carreira como dublador na Disney.
[ EDIT fev/2008: Esta outra página tem mais - muito mais - de Thurl Ravenscroft.]

Uma curiosidade suprema: O Brasil, aparentemente, teve o seu Thurl Ravenscroft - e o que é pior, até o nome é parecido... Túlio de Lemos, phalecido em 1977, foi a primeira voz do Jotalhão, nos comerciais do personagem para a Cica, e com certeza, assim como Ravenscroft, deve ter feito dezenas de trabalhos aqui e ali. Mas sua carreira é muito mais desconhecida que a de Thurl, a menos que alguém faça o site All Things Túlio. Aqui no Brasil, na música popular, parece que o pessoal nunca curtiu essas coisas, vide o sucesso que fazem ou fizeram cantores no "extremo oposto do dial", como Biafra, Flávio Venturini, Ivan Lins, Ney Matogrosso, Zezé di Camargo e por aí vai.

Nenhum comentário:

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!