A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

19 outubro, 2004

Damos a receita pra você ficar igual a todo mundo!

Uma pequena revolução toma conta do design das emissoras de TV no Brasil. Primeiro a RedeTV, o SBT e agora a Record estão com alguma pequena coisa em comum com a Rede Globo. E é algo que você vê quase a todo instante! Adivinhe o que é?

Exatamente! As legendas! Que por obra e graça da RedeTV estão mais presentes do que nunca na programação da nossa kaidassa TV brasileira.
Tudo começou mais ou menos em 1992, quando o Fantástico começou a ficar com um tratamento gráfico impressionante, que chamava a atenção pela qualidade. A Rede Globo havia adquirido um gerador de caracteres que - hoje eu sei - trabalhava com fontes TrueType e tinha anti-aliasing (as letras não apareciam serrilhadas na tela, ainda que fosse difícil perceber isso). E as legendas eram exatamente dessa forma e com essa fonte, chamada de VAG Rounded, Vogue Rounded, Vagabond, sei lá, alguma coisa assim. Você pode obtê-la no site Fontes Grátis.
Em 2002 a RedeTV! trocou seu originalíssimo design por uma cópia meio mal-feita da Globo, e que continua assim até hoje. E agora em 2004, primeiro o SBT no Domingo Legal e agora a Record, em todos os programas, estão adotando exatamente esse mesmo visual, para tentar passar uma pequena ilusão, de que o telespectador "não" está assistindo a essas emissoras, enquanto está fazendo exatamente o contrário...

Ainda que as imitações não sejam fiéis. Desde 2001 a Rede Globo deixou de usar a fonte VAG Rounded e a trocou pela série Futura (ou Fujiyama, Futurist, etc.), mas a fonte ainda aparece nos programas que não são do jornalismo.
E o que eu, que as vezes imito a Globo nas minhas produções malucas de vídeo, posso notar é que eles não sabem imitar direito. As sombras, antes pesadíssimas (imagine a própria letra saindo do outro lado, mais ou menos esse comprimento) hoje são bem mais curtas (a sombra de um "I" tem a mesma largura dessa letra).

Eu disse que tudo começou em 1992 porquê antes disso, desde algum ponto dos anos 70 (me parece que durante a primeira versão da novela "Anjo Mau") a Globo usava outra fonte arredondada que era uma coisa linda de se ver mesmo. Só que nenhum dos grandes font designers que estão aí (Bitstream, Esselte, FontFont, Emigre, etc.) fizeram uma versão TrueType dessa família tipográfica. Eu tive que fazer... É, eu mesmo! A fonte que você vê acima é a Rede Rounded, uma tentativa de reconstituir essa fonte que você pode obter também através do Fontes Grátis.
Agora você já sabe como imitar as legendas da Globo!

Essas telas que você viu são capturas via 'print screen' do programa TitleDeko Pro, para edição de imagens em PC não tem nada melhor. Por prosa, chega de hoje.

Nenhum comentário:

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!