A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

20 junho, 2005

Pânico!

Pânico na TV: Programa sai do ar, volta em preto e branco, e acaba 20 minutos antes.Gente do céu. Assisti a gravação que eu, como sempre faço (ou fazia...), programo no videocassete, do programa Pânico na TV. E eu tive algumas surpresas um tanto estranhas.
O programa começou normal. Merchãs feitos, intervalos comerciais ultrapassados, e quando a gente pensava que o programa iria começar, enquanto Vesgo mostra um a um os camarins dos artistas da casa (menos o de João Kleber, por quê será?!) a RedeTV! sai do ar. Black total, sem um "slidezinho" sequer da RedeTV!.

Graças ao vídeocassete, e ao fato de ser assinante da TVA (já aconteceu outras vezes de a RedeTV! ficar transmitindo um sinal 'auxiliar' para a TVA, como o link do RedeTV Mobile Studio no Guarujá- enquanto era exibido só o áudio do Late Show), não sei se vi imagens que pouca gente viu.
O programa voltou algum tempo depois, mas sem selo da RedeTV e sem gerador de caracteres. As imagens, em cores, de excelente qualidade, eram por um motivo: a emissora passou, inexplicavelmente, a transmitir em NTSC, sistema reconhecido pelo videocassete, mas não pelos televisores da maioria dos brasileiros, que viam o programa em preto e branco.

Vesgo conseguiu mostrar o camarim do Pânico. Provavelmente, só São Paulo viu. O camarim deles me lembra o meu quarto, quando eu era criança, era "mais ou menos" assim, só que sem tantas coisas legais (legais para mim, que pra fazer os meus vídeos caseiros não tenho nem sequer uma peruca).
Antes disso, ao mostrar o camarim de Luísa Mell, Vesgo deu um XOW de conhecimentos gerais, mostrando "Olha só, que bonito quadro japonês". O quadro trazia diversas letras em hebraico.

Depois de um interminável diálogo entre um nervoso Emílio Surita e Vesgo, que estava no switcher junto com Ricardo de Barros, o diretor do programa e Antônio Augusto "Tutinha" Amaral, o patrono do Pânico, eles só "conseguiram" (ou resolveram, sei lá) exibir apenas uma das 5 matérias prometidas, na qual Vesgo e Sílvio fazem as pazes com Clodovil.

Mas como diz Emílio Surita, atente, querido telespectadóóóóhrrr, para alguns detalhes que aconteceram neste e no último programa (com agradecimentos ao pessoal do Zoando os Malas da TV):
- As Sandálias da Humildade desapareceram.
- Vesgo e Sílvio fazem as pazes e meio que 'encerram' o assunto Clodovil
- Nessa reportagem, o microfone está sem o símbolo da RedeTV!.
- O cenário do programa foi destruído duas semanas antes, intencionalmente, pelos integrantes do programa, e não foi substituído até agora - tudo bem, opção da direção, mas não seria uma "despedida" do cenário???
- Antes disso, Vesgo e Sílvio tentaram insistentemente fazer as pazes com o SBT, na porta da emissora, por terem dado mais audiência do que eles. No Domingo Legal do dia 19, enquanto aconteciam esses problemas técnicos, Vesgo e Sílvio apareceram no programa por conta disso e fizeram Gugu ganhar de Faustão pela primeira vez, desde a extinção do Datanexus.
- Todos os problemas técnicos começaram precisamente as 19:02. Aparentemente é nesse horário que começaria um eventual programa Pânico no SBT.
- Quando o programa começou a voltar a ser transmitido em rede nacional, o público atrás de Emílio exibia estranhos cartazes de folhas de cadernos, escritos SNA. Os Malas da TV se perguntam: SNA por acaso significaria SBT, Nos Aguarde???
- E eu me pergunto: Três ou quatro semanas antes, os integrantes do Pânico receberam toalhas, presente de Sílvio Santos, com o símbolo do SBT, e eles mesmo se perguntaram o que significaria isso. Será que Sílvio jogou a toalha e pensou "para que concorrer com elesem, que eles se juntem a mimm, ôeee!"??
- Quando o programa voltou ao ar, depois do segundo período fora do ar (transmitido só para São Paulo), Vesgo, que estava até há poucos instantes nos camarins, apareceu no palco novamente. Veloz o Scarpa, não?... Segundo o que eu vi no Tarde Quente fase séria (JK andava por quase toda a emissora, graças a isso eu digo que eu não me perderia lá dentro), a distância entre os camarins e o estúdio A não é pequena, tem um lance de escada. Porquê ele voltou ao palco?...
- E porquê Vesgo não foi perguntar o que aconteceu no master? Pra quem não sabe, o master de uma emissora de TV é a coisa mais simples do mundo: é daonde são gerados os comerciais (chamadas, seriados, desenhos, etc.) das emissoras. O master da RedeTV! fica a uns 3 metros da sala do switcher do estúdio A, onde Vesgo conversou com o diretor, enfim, é do master que sai o sinal da emissora para a casa da gente - NÃO do switcher. O switcher alterna entre as câmeras e roda as matérias (pegadinhas, quadros, etc...) que estão dentro de um determinado programa. Porquê também tem mais dois estúdios que transmitem programas ao vivo (estúdio B: A Casa é Sua; estúdio C; TV Fama, Repórter Cidadão, etc.), cada um com o seu próprio switcher.
Eu aposto que o apagão na imagem da emissora foi gerado do master, porquê não é possível, eu, aqui em São Paulo, por TV a cabo, não assisto a imagem da RedeTV! via satélite, para ela ser interrompida por outra coisa que não a própria emissora!!
- Não tem muito a ver essa, mas tudo isso acontece em um momento quando finalmente é desmentida a maior das histórias inventadas pelo programa: de que Daniella Cicarelli teria 21 dedos em seu corpo. Algo que chegou a ser satirizado por outros programas, como o Show do Tom, como se fosse verdade! Eu imagino as risadas de Emílio Surita ao saber dessas sátiras feitas em cima disso... e depois ele é que chama os outros de "Robert"!

Moral da história: Aposto o picolé de limão da Barbara Gancia que em breve veremos misteriosas vinhetas na emissora da Anhanguera quilômetro 18 dizendo: "O SBT vai entrar em Pânico!"
(Bem, se isso acontecer, ao menos o Pânico finalmente terá costas quentes e poderá entrar em muito mais lugares e entrevistar muito mais pessoas do que antes, as equipes de reportagem do SBT costumam ser muito mais respeitadas, não sei por quê, que as da RedeTV. O chato vai ser ver eles fazendo comercial da Tele Sena e do Baú...)

E pra finalizar: caramba, eu queria ter visto a matéria do Vinícius imitando o Gilberto Barros (não somos parentes). Acho que essa e as outras matérias vão entrar pra história dos VTs secretos da televisão brasileira, que nem o quadro reprovado do Marcelo Tas no Fantástico que mostrava a Carla Perez lendo teleprompter, ou de algum registro qualquer do "Show das Eleições" da Globo, de 1982. A menos que alguém resolva vazá-los para o Kibeloco, sei lá...

Pânico na TV: The show must go on!

(* BOMBA: Comentários no Blog do Pânico no site da Jovem Pan 2 denunciam: a RedeTV! avisou às operadoras de TV a cabo que iria sair do ar por alguns instantes por volta das 19 horas! Os transmissores realmente devem ter sido desligados - tanto que devem ter voltado ao padrão de fábrica, NTSC ao invés de PAL-M, não sei como a coisa funciona, mas não é a primeira vez que a RedeTV! transmite imagens em NTSC por engano, isso já aconteceu durante uma manifestação de ex-funcionários da Manchete em 2000. Por isso o programa ficou em preto e branco. Por conta disso, crescem rumores de que o programa de domingo passado foi um misto de briga do Pânico com a RedeTV e vice-versa com estratégia de marketing. Isso ainda vai dar muito pano pra manga!)
[ EDIT: Tudo isso foi muito bom. Foi bom sonhar. Mas, Infelizmente, o Pânico continua na RedeTV! até 2009, sendo esculachado pelas demais emissoras e celebridades, além das autoridades constituídas.]

Um comentário:

Tiago disse...

AAH eu já vi a Rede TV transmitindo em NTSC!!Faz teeempo, foi logo no começo dela!E era de madrugada enquanto estavam transmitindo o test pattern deles, hehe! Aí de repente mudaram o sinal pra NTSC, minha TV reconheceu e apareceu na tela! Aí eu pensei "NUOSSA MAS ISSO É POSSIVEL?!!?!?" (o que permitiu que eu fuçasse no controle de MATIZ da minha TV que não dava pra mexer em PAL-M, haha!)

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!