A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

21 outubro, 2005

Metrô faz jornalismo da RedeTV "ir atrás" de pauta da Folha

Infelizmente não consegui escrever sobre o assunto na época em que aconteceu. Mas o RedeTV! News (um telejornal ótimo, um sopro de vida na TV brasileira, um Bóris Casoy sem a Iunáiversal no meio) teve uma matéria onde eles pisaram um tanto na bola...

Uma matéria falava sobre algo que foi recentemente descoberto, o fato de que existem duas estações de metrô aqui em São Paulo que não vão para lugar nenhum. Uma plataforma da estação República e outra da estação Pedro II (ambas da linha 3) empoeiram desde os anos 70 (aproximadamente 1978), e no lugar onde deveria passar o metrô, não há nada além do piso de concreto. A da República é um depósito, e a da Pedro II, nem isso...
A matéria creditou as duas obras à Paulo Maluf, para falar dos motivos que teriam levado ele à cadeia, daonde acaba de sair. (Leia o texto da matéria aqui)

Image Hosted by ImageShack.us
(Nesta HQ de 2004 eu "antecipei" mais ou menos como seria a linha 5... quis fazer piada com essa cor e não sabia que as placas lá são exatamente assim)

O problema é o seguinte. Primeiro que a descoberta dessas plataformas do metrô foi da Folha de São Paulo, que mostrou isso no caderno Cotidiano. E a própria Folha mostrou o que aconteceu: as duas plataformas de metrô não foram fruto de desperdício de dinheiro público (ao contrário de um viaduto construído no semi-árido, mostrado pelo Jornal Nacional, que só tinha o vão central e sequer passava alguma estrada por ali)

Essas duas estações foram construídas como parte do primeiro projeto de metrô que a cidade teve, em 1968, que tinha a linha "norte-sul" (a atual linha 1 azul) e a extinta linha "sudeste-sudoeste", que ia do Joquei Clube até a Anchieta, mas com um ramal para a Vila Bertioga. (saiba mais também neste site, de um trabalho universitário).
A futura "linha 4" segue mais ou menos esse traçado e pára na estação da Luz. Atualmente nenhuma linha tem ramais, mas um projeto mostrado no site acima prevê para 2020 a construção de um ramal na linha 4.
Naquela época, já prevendo estações na "Sudeste-Sudoeste", foram construídos os pisos extras da República e da Pedro II.

Detalhe: a Pedro II oficial, da linha 3, já seria uma estação fantasma... Uma vez tive que ir praqueles lados da cidade, o trem lotou de gente na Sé (principal estação do metrô de São Paulo) e NINGUÉM desceu na Pedro II - e nem subiu, a estação estava vazia, enquanto todas as outras estavam cheias!!

O caso é que hoje em dia, a tecnologia para construção de metrô evoluiu muito. Os túneis são muito maiores e mais fáceis de serem construídos, e hoje em dia não vale mais a pena deixar a estação pronta à espera dos túneis, elas são construídas assim que eles chegam no local desejado. Na verdade, a prática de fazer estações de antemão felizmente "caiu" já naquela época e só existem essas duas estações dessa linha inexistente, nada mais.

Quer dizer... aqui do lado de casa estão fazendo a estação Chácara Klabin, da linha 2 (verde), e essa com certeza vai ter um andar que vai ficar um bom tempo vazio, o da linha 5 (roxa), ainda em construção e que vai terminar aqui.
(Conheça um pouco melhor o universo do meio de transpore preferido dos paulistanos em http://www.metro.sp.gov.br)

A linha 4 (amarela), cuja construção já começou (e parece que vai ser da iniciativa privada), vai parar na estação República, e vai demolir esse nível vazio, porquê isso vai sair mais barato do que pôr aquela estação pra funcionar. A linha 4 não segue o traçado da hoje dephunta Sudeste-Sudoeste.
(Ou seja, as Tartarugas Ninja não vão poder morar em São Paulo... no filme "O Segredo do Ooze" elas moram em uma estação de metrô abandonada.)

Bom, o que o jornalismo de uma emissora de TV tem a ver com isso? É que essas estações não foram sinal de desperdício de dinheiro, e sim, fruto de uma tecnologia ultrapassada de construção de linhas de metrô. Fora o fato de que eles meio que pegaram uma pauta já existente de um jornal e foram atrás, assim como o Superpop vai atrás do Boa noite Brasil e verse-viça...

PS: Boa idéia a de linhas de metrô privadas, como será o caso da amarela. É que não é que nem as estradas da Autoban, Ecovias, etc., sabe, ninguém pega metrô de graça... A menos que os bilhetes não sejam diferentes, vai ser a mesma coisa, só que sem aqueles trâmites burocráticos desgraçados, as empresas privadas vão construir
as linhas "nnuma velocidade", como diz aquele personagem da Praça...
PS2: Metrô e futebol, tudo a ver: existe a estação Corinthians-Itaquera, e um vereador quer mudar o nome da estação Barra Funda para Palestra Itália - a estação fica relativamente perto do Palmeiras. O pior é que a linha 4 prevê uma estação no Morumbi, perto do estádio, assim como existe a estação Maracanã no Rio de Janeiro. Será que alguém vai querer que ela se chame Moruntri?...
PS3 totalmente inútil: Na futura linha amarela as letras das placas não vão ser em branco como nas outras, né? Senão não vai dar pra ler nada!...

Nenhum comentário:

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!