A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

22 janeiro, 2006

Revista da Folha: Pessoas trocam a novela das oito por programa da TV a cabo

É isso aí! Foi só eu falar da insubornável (© Seu Madruga) Biafalcãomania e já recebi o "apoio" de uma galera na qual eu me incluo... o pessoal que assiste o programa American Chopper, do canal People+Arts (se pronuncia People & Arts :P ).
Uma das edições do programa cai bem no horário da novela, e muitos não hesitam em trocar a novela da Globo por uma "novela" mais, digamos assim, da vida real. A novela de uma família anticonvencional em todos os sentidos - aonde você vê um pai que briga com o filho e a maioria do público acha que o pai é que está com a razão?... Os tempos mudaram! Pois é, assim são Paul Teutul e Paul Teutul Jr., os dois sócios da Orange County Choppers, uma empresa localizada na cidade Rock Tavern, estado de Nova Iorque, fundada em 1999, assim que Paul Jr. terminou os estudos.

Teutul Sr. é fã de motos desde os anos 60 (por causa do filme Easy Rider), e até chegou a fazer algumas delas - mas não sei nada sobre as motos montadas por ele naquela época, isso é pouco explorado pelo programa. Na verdade ele se manteve desde então graças à outra empresa do grupo, a Orange County Ironworks, que desde aquela época fabrica trilhos de trem, entre outras coisas, e da qual veio todo o know-how necessário à fabricação das motos. Atualmente Danny Teutul, filho mais velho de Paul Sr., é o dono dessa empresa, e Paul Sr. agora se dedica à Orange County Choppers. As duas ficam no mesmo terreno e o pessoal da OCIW aparece de relance em algumas competições esportivas contra os funcionários da OCC.

Completam o show os mecânicos Rick e Vinny, o outro irmão Mike Teutul (que não fosse a OCC estaria desempregado na vida, algo que é explicado até no próprio site da OCC) e um estagiário que me fugiu o nome, mas ao contrário de Paul Jr., se destaca por ser esforçado e competente. Todas essas e mais algumas pessoas vivem uma vida comum, mesmo que um tanto incomum... afinal, quem não gostaria de fazer coisas que as pessoas gostam delas, como as motos personalizadas da OCC? Eu gostaria, podem apostar, mesmo não sendo exatamente um motoqueiro - só ando de bicicleta, e ergométrica...

Eles estavam lá, tranquilos, fazendo suas motos, até que em 2003 eles foram descobertos por um produtor de TV e passaram a ter suas vidas exibidas na TV: Discovery Channel, nos EUA, e aqui no Brasil, no canal People+Arts.
E a vida deles nunca mais foi a mesma, a ponto de algumas celebridades entrarem em contato com eles para encomendar motos personalizadas. Entre eles, Peter Fonda, um dos protagonistas de Easy Rider, o filme que começou tudo!! Ainda não vi esse episódio, mas não vou estranhar se Paul Sr. ficou emocionado... deve ser uma realização do caramba, isso.

Ah, tem as feiras... Em um episódio foi emocionante, o público gritando "Ó-CÊ-CÊ! Ó-CÊ-CÊ!" em inglês, quando da apresentação de uma moto.

A OCC dá sinais de franco crescimento, graças ao fato de aparecer na televisão e talvez ao fato de as pessoas e os futuros consumidores se identificarem com os proprietários e funcionários da empresa. E não sei desde quando, mas a OCC abriu uma loja na cidade de Rock Tavern, NY, para o público em geral, onde se vendem produtos com a marca da empresa (tem até perfume e roupas infantis, vê se pode), além das próprias motos - eles fazem algumas motos 'genéricas' pra vender, fora uma exposição de algumas das motos feitas no programa.
Só sei de um negócio: Quem for para os EUA e voltar para o Brasil com um boné da OCC (quase 25 dólares) é capaz de ser muito bem visto por aí. Mais do que um isqueirinho da Zippo, esse já vende em shopping... Se cuidem, bonezinhos do Mickey!

Bem, foi numa dessas que comecei a assistir o programa, desde que "Tarde Quente" saiu do ar. Pensei que talvez o programa só emplacasse em pessoas como eu, com um espírito empreendedor adormecido, ou talvez o pessoal que faz cosplay de robôs e metal heroes, já que às vezes o acabamento deles lembra um pouco o das motos...
Mas não! Segundo a matéria da Revista da Folha de hoje, o programa vem atraindo a atenção do público em geral, inclusive de quem não tem nada a ver com motos, bicicletas, mobiletes e/ou sequer triciclos Bandeirante, como é o meu caso. Talvez ajude o fato da dublagem não ter palavrões.
"American Chopper" já é tema de várias comunidades no Orkut. E se você ouvir nos bares da vida algum papo estranho envolvendo motos e nomes anglo-saxônicos, não, não é mais um spinoff de Friends, é American Chopper mesmo. Só o chato é que o programa passa várias vezes por dia e eu não consigo pegar a sequência das histórias - geralmente eles dividem em dois programas, um no qual a pessoa encomenda a moto, e no final do outro, a moto é entregue. "Entregue a chave à Henri Matarasso..." (nossa, essa é mais velha ainda que a revista Visão, do tópico anterior!)

Já tinha em mente fazer paródias em MP3 (é, tipo aqueles quadros do Café com Bobagem - se é que eles já não tiveram essa idéia!) de American Chopper e Mythbusters, no meu site de humor - nada aconteceu ainda porquê ainda não chegou a placa de som nova que eu comprei - e achei que seriam mais algumas referências obscuras como as que eu costumo usar no meu estilo de humor. Mas parece que se eu gravar isso, o pessoal vai reconhecer de cara!
E para encerrar, cantarei assim como Duke Nukem: "Born to be uááááld!!!..." Têchau.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hum... parece interessante essa série!
Apesar de que acho que a queda da média geral da audiência da novela das oito se deve mais ainda ao fato de qualquer um já poder comprar um DVD Player por R$299, hehe!

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!