A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

13 março, 2006

Record, a caminho do "Record" de merchandising

Ainda bem que a Record não é a única emissora do dial, senão eu ia desligar a televisão com tamanho merchandising sobre a novela Cidadão Brasileiro.
Não há um só programa da emissora que não fale disso.
Até mesmo Boris Casoy entrava nessa, quando estava na emissora - inclusive, foi numa delas que ele disse, sem querer "Vem aí a nova novela da Rede Globo". Os únicos programas que escapam ilesos são "Fala que eu te escuto", "Corrente dos 315 Pastores", "Terapia do Amor", "Sessão de Descarrego", enfim, os crássicos de sempre. Ou será que não?...

E o que é pior, segundo o Zoando os Malas da TV, parece até que Cidadão Brasileiro foi meio que citada em... Prova de Amor!! Uma novela fazer propaganda da outra já é demais.
Que eu saiba, já ouvi falar que uma vez, durante os anos 70, houve um crossover de novelas na Globo, em uma cena da novela das sete havia uma personagem da novela das oito. E eu já vi, por acaso, uma novela das seis em 1991 onde um personagem dizia uma expressão da novela das sete da época ("Lua Cheia de Amor", onde Marília Pêra dizia "bom pra dedéu"). E só.

Mas foi em 1998 que a Globo fez a pior e mais maligna de todas as suas invenções: a chamada que começa com a conjunção "E".
A primeira do gênero foi: "Blá, blá, blá... Domingo/segunda/sexta/etc, no Fantástico/SPTV/Globo Esporte/Chaves, etc. E dia XY, estréia a nova novela das seis! Anjo mau!" Isso virou uma PRAGAAAAA (© J. M. Marins) em todas as emissoras, 5000 vezes mais irritante do que o bordão "E agora, vamos falar de" (que inicia os merchãs nos programas que tem por aí).
O cara que inventou as chamadas que começam com "E" merecia ser preso não em Bangu 1, mas em Abu Ghraib!!! E como sempre, a Record usa e abusa desse recurso criado na Grobo, até demais. Ô Record, outdoor custa tão caro assim? E lateral de prédio?...

MISTÉRIOS DA SEIS DA TARDE, QUE VOAM LONGE...
A nova "Sinha Moça" da Grobo tem uma personagem que só aparece de véu na kbsa e só o tira pelo trigésimo capítulo. Entonces, ate lá, pessoal!

O ROBERT DA VEZ
No último sábado, eu quase tive um trosso ao abrir a Folha de Sâo Paulo, e em plena página três, me deparar com uma foto gigantesca de Gabriel Chalita. Meu cérebro gritou: "É pra isso que eu pago jornal?! Baralho!" (© A. Porpettone) Nos jornais as páginas ímpares são mais caras que as pares. Como jornal não tem capa, as pessoas lêem primeiro as ímpares, ao menos com idiomas escritos da direita para a esquerda. E a página mais cara do jornal é a página 3, sobretudo a do caderno principal. Mas há pessoas, como o "ex-libanês da novela Tieta", que tem árvores de dinheiro on the quintal e pagam assim mesmo.

MEXICANIZAÇÃO?!
Lauro César Muniz, autor de Cidadão Brasileiro, em entrevista para a Folha de São Paulo, semana passada, disse algo impressionante sobre as novelas da Grobo, que parece que ninguém prestou atenção. Ele disse que a Globo estava querendo mexicanizar suas novelas!
De repente, está explicado os furos e os absurdos cada vez mais frequentes que as novelas vem tendo. "O Clone", "Celebridade", "América", devo ter esquecido uma ou duas, mas em todas há algumas coisas muito estranhas, furos, incoerências, e por outro lado, um dramalhão cada vez mais nos moldes tradicionais.
E por quê isso? Eu aposto o picolé de limão da Barbara Gancia que é por causa da novela Vale Todo, uma novela que a Globo produziu em espanhol e foi um retumbante fracasso. VT foi baseada na novela Vale Tudo (dãrdy, pensei que era em Bang Bang!), na qual, entre outras coisas, uma filha sacaneava sua própria mãe.
Isso é inadmissível em qualquer novela mexicana. Ainda mais em uma terra onde a divindade mais cultuada é Nossa Senhora de Guadalupe, que tem altares erigidos até no meio das calçadas. Mãe, para os mexicanos, é sagrada - isso segundo explicação, inclusive, da própria atriz protagonista da novela. Em "Esmeralda" (da Televisa), uma mãe sacaneava a filha e olhe lá - e perto do final, se arrependia disso.
Talvez a Globo tenha sentido tanto esse baque que resolveu desphazer todo o processo que já vinha desde "Beto Rockfeller" de fazer novelas modernas, com uma cara totalmente brasileira. E resolver aderir ao esquemão mexicano para vender as novelas mais facilmente lá phora.

Bem, como não assisto nem umas, nem outras desde "Araponga" (Globo) e "Carrossel" (SBT), só desejo a todas essas novelas kisey forehands (© Café com Bobagem).

2 comentários:

Anônimo disse...

"Beto Rockefeller" era da Tupi, Igor.

Igor C. Barros disse...

Valeu a lembrança, Anonymous... no caso o que eu queria dizer é que foi com essa novela que começou a escola brasileira de telenovelas, que prosseguiria depois na Rede Globo.

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!