A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

07 outubro, 2006

Even more videozãns del YouTube!

Ando ligeiramente sem assunto, confesso. Por isso, enquanto o assunto não vêm, você que tem banda larga, divirta-se! Nosso tema agora são os comerciais que marcaram época, e que graças ao YouTube, vale a pena ver de novo! Antes que a Google exija o uso da mesma senha do Gmail...

ESPECIAL QUEM PROCURA, ACHA AQUI
- Acabei de achar: BE THERE da NBC, a melhor música promocional de televisão de todos os tempos! Tente ficar parado se conseguir!!!
E você vai achar a música familiar, certo? É que essa foi a primeira versão de "Quem Procura Acha Aqui", do SBT em 1985 (essa nem ELES tem mais, meu amigo... vai na versão original). Algum dia ainda homenageio essa música, cês vão ver.
http://www.youtube.com/watch?v=2tpUrfG0zpI

Veja (melhor dizendo, ouça), no final desta chamada do Tudo por Dinheiro, o primeiro jingle "Quem Procura Acha Aqui". É essa música aí de cima! http://www.youtube.com/watch?v=etcpiRVtzHw

Esta outra chamada não é do SBT, esta é da NBC mesmo, com a outra música - "Let's All Be There" - que o SBT verteu meses depois da primeira. (Infelizmente o SBT erraria a mão feio na maioria das campanhas seguintes, pelo que eu pude ver no programa Falando Francamente.)
http://www.youtube.com/watch?v=qbVcx5Jv2ds

Mais uma chamada da mesma campanha: http://www.youtube.com/watch?v=2cMEOwU0bn0

Alguém consegue entender o que Michael J. Fox tem a ver com tudo isso, neste comercial japonês?!
http://www.youtube.com/watch?v=BAUKqW-QzMk

Super Timor da Costa do Marfim, um clássico da Internet, mas da era pré-YouTube, as pessoas assistiram essa em download mesmo, por volta de 2003.
http://www.youtube.com/watch?v=UaCp1lNp5WI

Comercial português do Ajax, meio parodiando Ivanhoé com algumas pitadas de Ultraman. Não nos responsabilizamos se você cantarolar o jingle deles pelo resto da semana... (se bem que o "Be There" ganha)
http://www.youtube.com/watch?v=mlaxz7bza70

Propagandas atuais do "Transformer" Citroen C4, pra quem ainda não consegiuiu ver:
Dançando no estacionamento: http://www.youtube.com/watch?v=dT9A9ILOpnU
Patinando no gelo (ainda não vi essa): http://www.youtube.com/watch?v=8MdySozMHP4

Pipoca com Guaraná (1991): não é um dos meus favoritos, mas é impressionante como esse comercial é querido e lembrado até hoje.
http://www.youtube.com/watch?v=YzhaUzZ5YE8

Classicaço: "Aquarela", da Faber Castell - não, não é o produto, é a música:
http://www.youtube.com/watch?v=JLFKKeCibXo

Cheetos, é feito de queijo! Nossa, achava que era de trigo com corantes e essências... Ou: Como transformar queijo Reino em queijo suiço (no Reino é proibido ter qualquer tipo de buracos.)

http://www.youtube.com/watch?v=g7dMi5T991M

ESPECIAL FIAT 147
Em 1976, a Fiat fez uma campanha publicitária extremamente realista para o Fiat 147, como só se vê atualmente fazer com sabão em pó. O carro é posto á prova nas mais diversas situações.
Fiat 147, um carrão pequeno! (1975) http://www.youtube.com/watch?v=RkFWkyhkv7o
No ano seguinte, um Fiat 147 cumpre uma promessa! Foi no Rio de Janeiro, vejammm... http://www.youtube.com/watch?v=djK7vOt3-2Q
Fazendo toda a Ponte Rio-Niterói com 1 litro de gasosa http://www.youtube.com/watch?v=w6qkytqKGao
No Exército http://www.youtube.com/watch?v=kl7F0hbUXxo


Tênis Rainha adota uma linha, digamos, mais popular (o comercial parece atual, a trilha é de Caju & Castanha):
http://www.youtube.com/watch?v=eCeVzbOFpBo

Televisão por 139 mil, e não é de plasma! Sò podia ser em 1991, nas Casas Bahia!
http://www.youtube.com/watch?v=UrO3Z4rVFBk

Essa marcou a infância do seu pai! Comercial do Toddy. Veja como era triste a animação publicitária quando Márcio Nicolosi ainda não tinha nascido... (PS: "QUALIDADE COMPROVADA"? Que raio de slogan é esse?! E a criançada pensa em "qualidade", por acaso?...)
http://www.youtube.com/watch?v=iyFaaPUCf24

Essa aqui, então, é do tempo do seu bisavô. Chamada da Lassie, oferecimento, Kolynos!! Poooots... Não, não me lembro dessa chamada, e sim, do Kolynos, com tubo de metal que descascava a tinta...
http://www.youtube.com/watch?v=Gg5ZMSlDJYk

1987 (eu me lembro dessa data, o uploader não): Antes de cantar meninas no elevador, o Tio devorava Baconzitos... POR TELEFONE!!! Confira este comercial do tempo em que o Baconzitos não custava 2 reais!
Taí um serviço que a Telefônica precisava inventar...
http://www.youtube.com/watch?v=J6o4Qsks5zg

O comercial não é antigo, mas acho que dentro de alguns anos, será lembrado com saudade: O Pesadelo de Maradona!
http://www.youtube.com/watch?v=5KYaCKKbVqE


Homenzinho azul dos Cotonetes Johnsons - estou quase certo que a animação é de Márcio Nicolosi, animador de 17 entre 10 comerciais nos anos 80.
http://www.youtube.com/watch?v=MMwp0MObjgU


"Você se lembra da minha voz? Continua a mesma, mas os meus cabelos, quanta diferença..." Ou, porquê a maioria dos comerciais são todos dublados. Classicaço da publicidade brasileira que eu finalmente pude conhecer.
http://www.youtube.com/watch?v=6MK8MPypLQE

Iogurte Vigor: cinco iogurtes, uma menina, dois barbantes (possívelmente), um balcão e uma flauta fazem uma campanha de sucesso. Veja na descrição do vídeo o link de um site que entrevistou a menina que fez essa campanha. http://www.youtube.com/watch?v=7tOZHK-kol8

Gang da Bardahl: 1995, para mim, terminava com eles (alô, Marcelo Mansfield) a era de ouro da propaganda brasileira.
http://www.youtube.com/watch?v=oH_keCZnv_M

Em 1993 este comercial me fez rolar de rir, por causa da referência ao desenho animado "Tico & Teco, e os Defensores da Lei", no qual os personagens eram dublados com rotação acelerada. Comercial das formiguinhas da Philco, criação de Washington Olivetto.
http://www.youtube.com/watch?v=3bpA8T9ioJo

Alguns comerciais do cigarro Hollywood, que deixaram saudade, principalmente por causa da trilha sonora (engraçado, conhecia várias dessas músicas e não sabia que elas foram usadas pra esses comerciais, descobri isso no ano passado, apenas. Só me lembro, na própria época, de Bliss, com I Hear You Call, que foi um dos últimos comerciais dessa série)
http://www.youtube.com/watch?v=MOdCbFmhFWk

Liberdade é uma calça velha, azul e desbotada... (Pensava que era o bairro dos japoneses!) E em novembro desse ano, eu nascia. Comercial da USTOP, de 1976:
http://www.youtube.com/watch?v=b6_-hYpyAuw

Uma calça pra você usar do jeito que você quiser, como mostra este comercial da Levi's, de 1989, ao som de Brenda Lee. O comercial é norte-americano, mas foi exibido no Brasil, eu me lembro.
http://www.youtube.com/watch?v=6KDgqhiX0pE

Este comercial... EU ME LEMBRO DELE!! Aaaargh, sou um ancião!!! Pelo menos o comercial é bão...
Passava até mais ou menos 1982 e foi reprisado em 2002, não sei por que motivo (e um remake chegou a ir ao ar em 2004). É o clássico comercial da D.D.Drin, de São Paulo:
http://www.youtube.com/watch?v=v0cUopKlcVg

(Curiosidade: Ely Barbosa é o criador desses personagens, e é irmão do novelista Benedito Ruy Barbosa. Ele próprio já escreveu novelas.)


Na Ásia, este comercial dos ursos da Coca-Cola, que você conhece, tem trilha sonora de Phil Collins! Aqui, a trilha era uma musikinha xatinha à lá Valter Disney Podrocciones. Confira:
http://www.youtube.com/watch?v=vPF3gMgox0U

Intervalo e chamadas da... TV TUPI?! Caramba, quem foi o triliardário que tinha vídeo U-Matic nessa época?! Tem até data: 21 de maio de 1979. Eu devia estar sujando phraldas nesse dia, em vez de assistir a Tupi. Pobre de mim.
PS: Olha como soa estranho hoje em dia dizer que os produtos da Seven Boys são feitos com "ovos frescos e a mais pura farinha de trigo..." - Eu ainda vou escrever sobre o caso Seven Boys no blog principal: em Sâo Paulo a marca acabou, mas em Porto Alegre não, e atualmente a Seven Boys concorre com a Panco, que era a Seven Boys!!
http://www.youtube.com/watch?v=L6mIjZ2Yu-I

Tenho um intervalo comercial do Xou da Xuxa, de 1986, gravado em VHS, é a única coisa daquela época que sobrou. Ainda ponho no YouTube!!

Telesp: A morte do Orelhão - aí sim, obra e graça dos Utimura! Este comercial ganhou a shovel of prizes (uma pá de prêmios):
http://www.youtube.com/watch?v=0udR6QSitkw

Não basta ser pai, tem que participar. Não basta ser remédio, tem que ser Gelol.
http://www.youtube.com/watch?v=8175gkSo1k4

Este comercial não é velho, mas a fala do "vagabundo" tem o gosto dos comerciais de antigamente: Virtua Mega Flash. Não seja um Igor C. Barros, tenha Vírtua Mega Flash!
http://www.youtube.com/watch?v=l5WqCzIzLwc

Não é comercial. Olha que loucura: um homem vai pra China e pergunta pra todo mundo "Tim Huã Premié Dsai-né", que nem no comercial do HSBC. E vocês acreditam que ninguém entende?!
http://www.youtube.com/watch?v=mQ5N7VofiRo
(Dedicamos este ao gerente do outro banco, que vive sendo menosprezado pelo gerente do HSBC nos comerciais de agora, divirta-se!!)

Nelson Piquet faz comercial para a Arisco. Nota: a lata que aparece no comercial se revelou um dos piores projetos de embalagem do mundo, causou ferimentos graves em vários consumidores e foi devidamente aposentada. Essa lata era apelidada de "corta fácil", pelas bordas afiadas da tampa de metal que saía quando era puxada. ÊÊÊ Arisco!...
http://www.youtube.com/watch?v=Wr3zZUdolnU

Flashback: trailer nos EUA do longa "Ruas de Fogo", com aquela música que mais tarde se tornaria o tema do Programa Livre (Nowere Fast, de Fire, Inc.). Infelizmente, com o passar do tempo, o piano se tornaria esquecido no rock...
http://www.youtube.com/watch?v=S5ucfBvOmIU

Propaganda argentina: Um carro vira, vejam vocês, um morcego que se alimenta de gasolina!!! É mole?!
http://www.youtube.com/watch?v=rWPCNFXC8kA

ESPECIAL MANCHETE
Curiosidade: Changeman ficou conhecido por as vezes ter uma tradução tosca na tela, á la Djalma Jorge (Tem que ser sempre/ Changeman!). Mas veja aqui uma versão da abertura com a tradução certa da letra. É o que eu digo, quem tem um gerador de caracteres, tem o mundo nas mãos.
http://www.youtube.com/watch?v=JgEG89WeHh4

A Manchete, então com a empresa IBF, volta para as mãos dos Bloch, em 1993: http://www.youtube.com/watch?v=NBU3fyp5R54
(O engraçado é que é reprisada a primeira vinheta da emissora, de dez anos antes, com uma música sensacional, que poderia muito bem ser trilha sonora de Changeman ou Jaspion!! Êêê, Manchete!)

Vinheta com o tema monofônico de "Contatos Imediatos do 3o. Grau" (notem que o símbolo parece real, não de computação gráfica, assim como na famosa abertura onde ele roda deitado - veja aqui essa abertura. A propósito, se alguém tiver alguma gravação melhor dessa abertura, ponha no YouTube!)
http://www.youtube.com/watch?v=XaOxl6Yozzk

Aparentemente, esta foi a última vez que se viu uma vinheta da Rede Manchete. Se alguém viu e se lembra, conphirme! No final aparece o símbolo antigo da RedeTV!, substituído pelo atual em 2000.
Isso pode desmentir uma história que eu já vi na Internet, na qual foi feita uma vinheta onde o "M" da emissora soltava lágrimas. O que eu estranhei, já que a emissora não mudava de vinheta desde 1996, pelo exato motivo de estar em crise! (muito embora a Manchete fazia suas próprias vinhetas, ao contrário da RedeTV!).
http://www.youtube.com/watch?v=IQuCDeSbSwE

Raridade: Este comercial da Araldite foi exibido apenas em um festival de publicidade, e é narrado em inglês.
Aqui, a Araldite junta o que até mesmo parecia impossível...
http://www.youtube.com/watch?v=CaDJPGlUIHA

Raridade: Em 1993, dublador profissional redublava comerciais da época, dentro dos estúdios da Herbert Richers, na hora de folga!!! Atenção, contém linguajar ophensivo, tire as crianças da sala... Isso é quase tão bombástico quanto o vídeo do William Bonner durante o intervalo, da mesma época.
http://www.youtube.com/watch?v=8x5nYUFjNkk

ESPECIAL KELLOGG'S
Anos 80... Você já viu este comercial centenas de vezes. Só mudam os atores mirins e a dublagem, aqui no Brasil, de Serginho Leite, se eu não me engano. Sucrilhos Kellogg's: porque os chineses são todos diferentes uns dos outros! Roda: http://www.youtube.com/watch?v=DVfLueyvawE
E esse aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=AjLD_YJ_qFE. Sei lá quantos anos o Thurl Ravenscroft (dublador original de Tony) já tinha quando gravaram esse comercial aqui... O cara phaleceu em 2005, aos 91 anos - e SÓ PODE SER ELE que cantava "Bom dia com Kellog's" várias vezes no Xou da Xuxa, em 1987 (mais um vídeo que o YouTube está devendo!)
Olha que sensacional trabalho de animação neste comercial, já dá pra ter pesadelo com o Tony:
http://www.youtube.com/watch?v=Smy5UXUHKKg


São os vídeos que o meu povo gosta! Beleza, Brasil!

Um comentário:

Anônimo disse...

Igor,

Dá uma olhadinha no meu perfil do Youtube:

http://www.youtube.com/profile?user=ribeirosbj

Tem algumas coisinhas da Manchete e a vinheta dela em qualidade um pouco melhor. Abraços

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!