A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

05 junho, 2007

Rede Manchete, 24 anos

Hoje a "TV do Século 21" (e que fechou antes que o próprio chegasse) faria 24 anos. Bem, parabéns ao que restou da mesma: seus ex-funcionários, que até hoje lutam por seus direitos.
Atualmente o prédio da Rua do Russell, no Rio de Janeiro, é uma universidade particular, o complexo de Água Grande (onde eram gravadas as novelas) hoje é um hipermercado e a sede do bairro do Limão em São Paulo, sei lá como é que está porquê eu nunca fui nesse bairro, só vi no jornal quando noticiaram, por volta de 2002, que o logotipo da Manchete foi pro ferro-velho... Outra curiosidade da Manchete que ninguém fala: possivelmente, foi a última emissora do Brasil a colocar o logotipo na lateral de suas câmeras de estúdio. Nenhuma emissora faz mais isso, as câmeras estão cada vez menores e com menos 'espaço livre' pra essas coisas.
Apesar de ter assistido muito pouca televisão na minha infância, quando a imagem era pior mas a programação era melhor, acabei flagrando a estréia de Xuxa como apresentadora de televisão, em 1983. Estranhei aquele nome tão curto e tão repleto de letras do final do alfabeto. O primeiro Clube da Criança só tinha um fundo azul e umas 5 ou 6 crianças em uma espécie de arquibancada, tranquilas, sem gritar nem chamar aquela modelo (que na época só era conhecida por causa do Pelé) por títulos de nobreza quaisquer, uma lindeza, ê saudade da peste, bons tempos aqueles. Na verdade, aquela época é tão obscura que só DOIS dos desenhos animados exibidos por aquele programa podem ser vistos pela TV a cabo hoje (Super Tiras e Globetrotters), o restante está meio perdidaço, principalmente porquê não se conhece os nomes originais (só um que eu achei por acaso, é o Gary Coleman Show, aquele desenho onde um garoto afrodescendente é um anjo da guarda de sei lá quem. Gary Coleman pode ser visto ao vivo na série "Minha Família é uma Bagunça", na Nick At Nite. Em tempo: Gary, quando fez a série, já era um adulto, hoje ele tem 39 anos. Ele sofre de nefrite e já fez dois transplantes de rim.)

Tenho muito pouco da Rede Manchete gravado em VHS. Alguns episódios da última leva de séries japonesas, em 1995, e só. A explicação é que foi só a partir desse ano que eu passei a ter um vídeocassete só meu. Cáspita, porquê eu não fui nascer 10 anos antes?!...
Rede Manchete, você em primeiro lugar! Ao contrário do Barriquelo.

2 comentários:

Anônimo disse...

olá ! como faço para encontrar o desenho do "purmúkel"aquele bonequinho invisível que tinha o cabelo de fogo e morava na casa de um homem(real)que era marceneiro e só ele conseguia vê-lo...me ajuda please. beijos

Igor C. Barros disse...

Anônimo, não sou colecionador de séries, portanto acho que não posso ajud[a-lo, mas essa realmente parece ser uma raridade, tanto é que sequer está listada no site www.gobbo.com.br, de um dos maiores colecionadores de séries do Brasil.
A única coisa que eu sei é que tratava-se de uma produção alemã - talvez a única do país exibida no Brasil fora da TV Cultura. Só vi umas duas vezes, mas era bem feito pra caramba o negócio. Dando um rolê no Google, encontrei o site oficial, que ainda existe: http://www.pumuckl.de/ - que é em alemão, espero que o São Babelfish nos ajude...

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!