A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

23 agosto, 2007

Viva a Noite sai do ar.

Pois é, e quando o público achava que o Viva a Noite, dirigido pelo Magrão, começava a dar certo, Sílvio Santos manda tirar o programa do ar...
Acho que começo a compreender o SBT. O canal, mesmo não passando futebol, é um Gol. Um daqueles 1.0, branco, duas portas, alta quilometragem, vindo de frota de táxi, sem ar condicionado. Está totalmente batido, mas enquanto uma das rodas estiver redonda (eu disse rodas, não pneus), Sílvio, o motorista, não deixará de dirigir. Aphinal, o carro é dele, ora bolas.
O pior é que Vinícius Vieira, dessa forma, fica sem pai nem mãe fora do Pânico na TV. Ele chegou a ser cogitado para apresentar esse programa. Depois dessa, é bom fixar em 1000 por mês e olhe lá, Vinícius...

Outro programa que sai do ar é Sem Controle. Um raro programa sem auditório do SBT... Ultimamente o programa estava pegando pesado demais no humor e conseguiu superar uma fase de A Praça é Nossa no final dos anos 80, quando o programa era mais ou menos assim e a crítica baixava o sarrafo sem dó nem piedade - "Um saco de vômito. Por favor.", dizia a revista Visão, na época. Se tal crítica fosse emitida 10 anos depois, poderia até dar em processo...

DIB 4: O FAMOSO APARELHO QUE MEDE A AUDIÊNCIA
Alguém notou? Agora que a TV analógica começa a adentrar seus 10 últimos anos de existência, o Ibope, abre o jogo um pouco a respeito do aparelho que mede a audiência das emissoras. Ele se chama DIB 4 e já tem sucessor para a TV digital, o DIB 6 (veja mais aqui) O aparelho atual só diz o canal que se está assistindo, já o DIB 6 também vai dizer outras informações, como o tipo do programa - isso porquê na TV digital, aparentemente, as pessoas poderão assistir aos programas fora de horário. (A audiência de TV é medida no Brasil pelo Ibope desde 1954.)
Alguns programas de TV já tentaram fazer uma promoção: se alguém levasse um DIB 4 nesses programas, ganharia um carro zero. O Ibope reagiu violentamente (á la DOI-CODI) e fez as emissoras desistirem. Eu só queria que alguém insistisse nisso, só mais um pouquinho, ré ré ré...

Mas as vitórias de Gugu Liberato no Ibope, anos depois, acabaram sendo o maior argumento em favor do instituto, de que ele não favoreceria a Globo, senão ele jamais apontaria esses números.
Além do Domingo Legal, nos anos 90, emissoras como Record e Gazeta também atingiram o primeiro lugar no Ibope em alguns momentos.

Para concorrer com o DIB 4, surgiu o chamado Alfonsímetro, criado pelo engenheiro Alfonso Aurin (um dos caras mais injustiçados do universo, se algum dia a Salt Cover se tornar realidade, ele vai trabalhar com a gente), do Datanexus, uma empresa "concorrente" do Ibope para medir a audiência das emissoras de TV, criada em 2003.
Apesar do Ibope ter sido mal-educado e grosso (as vaias ao Lula foram uma mesura, gente) mais uma vez, criticando a criação de outra empresa em seu ramo de atividade, ele estava certo: os números do Datanexus, em geral, eram bastante parecidos com os do Ibope. O Alfonsímetro, mostrado nos jornais da época, era bem mais avançado que o DIB 4, com um controle remoto que tinha funções pelas quais era possível medir a aprovação ou reprovação aos programas, algo que possivelmente nem o DIB 6 faz...
O Datanexus durou apenas 6 meses, por culpa exclusiva do SBT - que, soube-se depois, era seu único cliente. E o Ibope até hoje continua sendo o Paulo César Pereio do meio empresarial, tendo inclusive expandido suas atividades. Atualmente, o Ibope também mede a audiência da TV mexicana, da mesma forma que faz no Brasil, e está ao todo em 16 países.

Um comentário:

Anônimo disse...

Taí, Igor, não é que o 'seu Sílvio' deu um ataque de lucidez e mandou voltar as gravações do Viva a Noite?

http://www.tribuna.inf.br/bis.asp?bis=netto

Raios, o mundo ainda tem cura!!!

E o engraçado é que o Carlos Alberto de Nobrega, em entrevista ao 'Sem Censura' começou a estranhar, nessa época, a queda de audiência e quando viu as críticas - em pesquisa encomendada por ele (principalmente das mulheres), percebeu o buraco em que estava caindo e mudou rápido o estilo! Como ele disse (mais ou menos isso): -Se o Sílvio soubesse disso eu estava lascado!

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!