A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

29 outubro, 2007

Comerciais: Os campeões de longevidade

Normalmente os comerciais de TV se renovam. Sempre tem uma novidade. Ou não...
Recentemente, uma campanha do Itaú com Fábio Assunção, Carolina Dieckmann e um terceiro global cujo nome me escapa, que propagandeava seu cartão Credicard Itaú, desenterrou um jingle de 1987, feito para o mesmo cartão. Ótimo, mas viejo and caquetic. Aliás, a versão original era melhor...

Falando em Itaú: alguém notou que a campanha onde as pessoas desenham uma arroba com um "i" no meio (Itaú, feito pra você) tem quase 10 anos? E com a mesma trilha sonora! E a mesma arrogância pra cima dos clientes dos outros bancos...............
Pra você ter uma noção da idade provecta dessa campanha, em uma segunda fase desses comerciais eles usaram aquela música "Pela Internet", do ainda cantor de MPB Gilberto Gil (que ainda não era conhecido como "o pai de Preta Gil"). E nada de Web 2.0, Orkut, YouTube ou Blogger, a música dizia "Criar meu website, fazer minha home page..."
A campanha não parece tão idosa porquê foi nessa época que a logomarca passou a ser na fonte Myriad e com "i" minúsculo na palavra Itaú.

Durante mais de 15 anos (começou em 1986, mais ou menos), os comerciais de promoções de calçados da DIC tinham a mesma cara, os mesmos efeitos eletrônicos, a mesma trilha sonora, e se bobear, as mesmas bolas de plástico que eles davam de presente... Parece que essa loja phaliu, mas não foi por causa disso. Não conphundir com a prestigiosa DiC com "i" minúsculo, de um glorioso portfólio de desenhos animados.

Outra campanha que está demorando pra dizer adeus é a campanha da margarina Qualy, da Sadia. A campanha começou nos anos 90 e está no ar até hoje, também com a mesma música-tema, inclusive o ator que fazia os primeiros filmes já é adolescente, deve estar com uns 17 anos, por aí... Mas há alguns anos, a campanha aparece apenas em "flashes" no oferecimento de programas de televisão. Ah, quando a campanha começou, Lequetreque (Quem? O mascote da Sadia, rapeize!) era desenhado, hoje é em computação gráfica.

Mas o campeão, e que recebe menção honrosa por ter sido finalmente aposentado (ou não, segundo recentes comentários) foi o comercial da Feira Escandinava (o site não está carregando), onde um "viking" surgia em uma animação stop-motion com um monte de produtos da região: bacalhaus, chocolates, arenques... deve ter sido uma animação meio cara, pelos preços que essas coisas têm... "Tome cuidado, eles são bárbaros!", dizia o slogan. Esse comercial, se não me falha a memória, é de um longínquo 1985, e possivelmente tenha sobrevivido por tanto tempo por ter sido gravado em fita de 2 polegadas, como as melhores telenovelas da velha guarda. E me dei conta de que ele não passa mais ao ver a foto do "viking de produtos escandinavos" no jornal, não na TV...
E pensar que, quando esses comerciais estrearam, Chaves já estava lá, caçando suas "largatixas"...

3 comentários:

Anônimo disse...

Olha, até pouco tempo atrás (coisa de uns dois anos, no máximo) eu vi o comercial do D.D. Drim, uma empresa de dedetização. Esse "reclame" é feito em animação 2D e tem cara de ser dos anos 70, tamanha a precariedade da imagem e do som.
Agora... "Flávio Assunção"?!? Quem é esse? :D

Anônimo disse...

a propaganda da feira escandinava ainda passa sim!!!!!!!!!!!!!

eu vi outro dia na record,de manha,e dai me lembrei dela,é aquela onde os peixes e etc formam a cara do viking,ahhahaha!

eu sabia que era velhona,mas achei que fosse do meio dos anos 90,ctza que é de 85???

Igor C. Barros disse...

Por aí, talvez de 1986. Mas é de meados dos anos 80 mesmo!! Nossa, então ainda está passando?...

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!