Comerciais: Os campeões de longevidade
Normalmente os comerciais de TV se renovam. Sempre tem uma novidade. Ou não...
Recentemente, uma campanha do Itaú com Fábio Assunção, Carolina Dieckmann e um terceiro global cujo nome me escapa, que propagandeava seu cartão Credicard Itaú, desenterrou um jingle de 1987, feito para o mesmo cartão. Ótimo, mas viejo and caquetic. Aliás, a versão original era melhor...
Falando em Itaú: alguém notou que a campanha onde as pessoas desenham uma arroba com um "i" no meio (Itaú, feito pra você) tem quase 10 anos? E com a mesma trilha sonora! E a mesma arrogância pra cima dos clientes dos outros bancos...............
Pra você ter uma noção da idade provecta dessa campanha, em uma segunda fase desses comerciais eles usaram aquela música "Pela Internet", do ainda cantor de MPB Gilberto Gil (que ainda não era conhecido como "o pai de Preta Gil"). E nada de Web 2.0, Orkut, YouTube ou Blogger, a música dizia "Criar meu website, fazer minha home page..."
A campanha não parece tão idosa porquê foi nessa época que a logomarca passou a ser na fonte Myriad e com "i" minúsculo na palavra Itaú.
Durante mais de 15 anos (começou em 1986, mais ou menos), os comerciais de promoções de calçados da DIC tinham a mesma cara, os mesmos efeitos eletrônicos, a mesma trilha sonora, e se bobear, as mesmas bolas de plástico que eles davam de presente... Parece que essa loja phaliu, mas não foi por causa disso. Não conphundir com a prestigiosa DiC com "i" minúsculo, de um glorioso portfólio de desenhos animados.
Outra campanha que está demorando pra dizer adeus é a campanha da margarina Qualy, da Sadia. A campanha começou nos anos 90 e está no ar até hoje, também com a mesma música-tema, inclusive o ator que fazia os primeiros filmes já é adolescente, deve estar com uns 17 anos, por aí... Mas há alguns anos, a campanha aparece apenas em "flashes" no oferecimento de programas de televisão. Ah, quando a campanha começou, Lequetreque (Quem? O mascote da Sadia, rapeize!) era desenhado, hoje é em computação gráfica.
Mas o campeão, e que recebe menção honrosa por ter sido finalmente aposentado (ou não, segundo recentes comentários) foi o comercial da Feira Escandinava (o site não está carregando), onde um "viking" surgia em uma animação stop-motion com um monte de produtos da região: bacalhaus, chocolates, arenques... deve ter sido uma animação meio cara, pelos preços que essas coisas têm... "Tome cuidado, eles são bárbaros!", dizia o slogan. Esse comercial, se não me falha a memória, é de um longínquo 1985, e possivelmente tenha sobrevivido por tanto tempo por ter sido gravado em fita de 2 polegadas, como as melhores telenovelas da velha guarda. E me dei conta de que ele não passa mais ao ver a foto do "viking de produtos escandinavos" no jornal, não na TV...
E pensar que, quando esses comerciais estrearam, Chaves já estava lá, caçando suas "largatixas"...
3 comentários:
Olha, até pouco tempo atrás (coisa de uns dois anos, no máximo) eu vi o comercial do D.D. Drim, uma empresa de dedetização. Esse "reclame" é feito em animação 2D e tem cara de ser dos anos 70, tamanha a precariedade da imagem e do som.
Agora... "Flávio Assunção"?!? Quem é esse? :D
a propaganda da feira escandinava ainda passa sim!!!!!!!!!!!!!
eu vi outro dia na record,de manha,e dai me lembrei dela,é aquela onde os peixes e etc formam a cara do viking,ahhahaha!
eu sabia que era velhona,mas achei que fosse do meio dos anos 90,ctza que é de 85???
Por aí, talvez de 1986. Mas é de meados dos anos 80 mesmo!! Nossa, então ainda está passando?...
Postar um comentário