A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

03 março, 2008

Uma arma na mão do povo!!

Lêides and gentleman. Neste momento em que eu me encontro sem computador próprio, o SBT volta com um de seus maiores sucessos e que marcou a fase pré-Internet dos anos 90, o Aqui Agora. Como tudo que é bom (como as músicas do Dominó, Gretchen, Polegar e Balão Mágico...), inspirado no telejornal Nueve Diário, do antigo canal 9 argentino, emissora que virou notícia por outros programas de gosto duvidoso. Se bem que o atual Canal 9 é outro, que por outro lado, foi daonde saiu Rebelde Way (2002), embrião da novela Rebelde.

Mãns... embora tenha algumas das personalidades que fizeram o Aqui Agora daqueles tempos, como Cristina Rocha, Celso Russomano, promete-se que este Aqui Agora será diferente. (Tá, diferente como o Aqui Agora de 1995, cujo cenário era azul e vermelho, quase igual ao do JN...) O AA será um telejornal de verdade, como os demais que se vêem por aí, com os apresentadores sentados. Vamos aguardarrr...
Os apresentadores atuais serão Cristina Rocha, Herberth de Souza, Joyce Ribeiro (vinda do atual Jornal do SBT) e o ex-Fantasia Luiz Bacci.
PS: Notem que o piso do cenário novo é o mesmo dos programas Todos contra Um e Sete e Meio...

RECORDANDO O ANTIGO AQUI AGORA
Se bem que será difícil outro telejornal ser como o Aqui Agora de 1991. Primeiro, ele tinha um número recorde de SEIS apresentadores. Apenas dois apareciam na bancada (cujo visual remetia mais ao próprio SBT do que a um telejornal, ao fundo, cilindros coloridos na diagonal, como o do logotipo da emissora na época), e os quatro restantes só apareciam em close, sem a mesa aparecer, em cenários diferentes, e usando os mesmos microfones Peavey do programa Jô Soares Onze e Meia. Um deles era Luiz Lopes Corrêa, que grit... digo, dizia as manchetes do programa, que apareciam com enormes letras amarelas em "reveal", no GC da emissora (que tem uma história particular: esse mesmo equipamento, de estilo inconfundível, chegou a estar presente em TODAS as emissoras brasileiras, inclusive na Globo!!!)

Os demais apresentadores foram mudados algumas vezes - ás vezes MUITAS vezes. Leila Cordeiro e Eliakim Araújo, (atualmente na Record News) chegaram a apresentar MEIO telejornal, e nos dois últimos blocos, foram substituídos pelos que faziam o telejornal anteriormente (Ivo Morganti e Cristina Rocha). Até hoje essa história está mal explicada...
Alguns apresentadores chamavam a atenção (ao menos a minha) também por serem apenas locutores de comerciais, não jornalistas, como Jorge Helal e Guilherme Queiroz. (Se bem que a Íris Lettieri apresentava telejornal na Manchete, anos antes...) Uma das apresentadoras, Patrícia Godoy, é a voz atual da gravação telefônica das chamadas a cobrar.
Além desses mini-cenários, ainda tinha a parte dos comentaristas. E que comentaristas, minha gente... Adilson "Maguila" Rodrigues e Enéas Ferreira Carneiro (eles mesmos) eram os que mais chamavam a atenção, por esses não serem exatamente comentaristas... Não me lembro de outros nomes, mas um deles falava "falo isso com as mãos limpas" e o outro era Gióia Júnior, do bordão "Por hoje, chega de prosa", às vezes parodiado por mim nos blogs. Nelson Rubens (Okay, okay!) e Sônia Abrão também passaram pelo telejornal, falando sobre suas especialidades - aliás, é provável que foi no Aqui Agora que Nelson começou a se tornar apresentador de TV como é atualmente.

A previsão do tempo era dada por Felisberto Duarte, o "Feliz" - que, inclusive, está de volta na nova versão. E piririm, e pororom! Além do Aqui Agora, Feliz teve passagens relâmpago (sem trocadilho) pelos programas Falando Francamente e Superpop. Ele já fazia isso desde os tempos do telejornal "Cidade 4" (ou cidade qualquer outro número em outros locais do Brasil).

Alguns dos repórteres daquela época não estarão de volta à nova versão... Jacinto Figueira Júnior, um dos destaques dos primeiros anos e considerado o pai do "mundo cão"na TV, phaleceu melancólicamente em 2005. E Gil Gomes não quis voltar ao Aqui Agora, sua última atuação na TV foi no programa Repórter Cidadão, da RedeTV! em 2003.
Wagner Montes, que já foi repórter do programa, aparentemente está em outra: era um dos candidatos mais cotados a ser prefeito do Rio de Janeiro, mas acaba de desistir devido ao sucesso do programa que apresenta atualmente na Record do Rio, a versão carioca do Balanço Geral.

O relativo sucesso (sucesso = falem bem, falem mal, mas falem de mim) do telejornal motivou a criação de quadros humorísticos em rádios FM, que chegaram a ser notícia no próprio programa, como o Caqui Amora, escrito por Rosana Hermann para a rádio Jovem Pan 2 (aquela, do Pânico), e que eu não perdia um...

O Aqui Agora já passou por fases bem diferentes dessa. Já chegou a ser apresentado ao vivo da Avenida Paulista, com os apresentadores usando microfones com flag (como os dos repórteres), e em seu ocaso, já foi apresentado da redação do jornalismo do SBT, por Ney Gonçalves Dias. Antes disso, em 1997, já chegou a ser um telejornal sem nome, sem BGMs, sem logo nos GCs e com uma única câmera no estúdio, apresentado por Sérgio Ewerton. Quase como o antigo Globo Esporte, que ele apresentava na Vênus Platinada...

Enfim, se for bom, vou assistir. Ah, e espero que não tenha merchãs, como outros telejornais da atualidade!...

2 comentários:

Anônimo disse...

Igor, os apresentadores não ficaram sentados, eles apresentam o programa em pé. O principal é o Luiz Bacci (ex-Fantasia) - os outros três (Herbert, Christina e Joyce) são coadjuvantes.
Minha opinião: o remake resgata várias coisas do vibrante programa antigo, e isso é bom. Mas faltam outras, como Gil Gomes (que recusou convite por doença) e o GC de manchetes à antiga (obs.: Luiz Lopes Corrêa já morreu). Além disso: a vista noturna no cenário é dispensáááááável!
(P. S.: Vai ter "Caqui Amora" na Cover! Em breve.)

Fernando Ribeiro Neto disse...

Igor, cê já viu esse vídeo aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=4nHajJY4D1w

Matéria do programa Vitrine no início dos anos 90. Serve pra explicar várias coisas que você escreveu no post!

Um abraço!

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!