A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

02 abril, 2005

Novo canal na praça: TV Shop Tour

No último dia 31 de março o Shop Tour ocupou o lugar do provisório programa "Teve Shop" no canal 46 UHF. E no dia 1 ou 2 de abril, o programa deixa definitivamente a CBI, canal 16 UHF, que não passa 12 horas sem ser invadida pelos programas da Polishop, que nos atazanavam na Gazeta, Bandeirantes e RedeTV... Bom, ao menos a maioria esses programas agora são nacionais.

A grande sacada do Shop Tour é a simplicidade, e nisso é explicado até o próprio nome do programa: os apresentadores, pela TV, levam o consumidor para passear pelas lojas e lhe apresentar ofertas, promoções, produtos, serviços, etc e mais etc... tal qual cicerones em um passeio turístico.
Uma das poucas idéias realmente originais da TV onde "nada se cria e tudo se copia" - inclusive Luiz Galebe, que começou com tudo isso, registrou os direitos disso e combate ferozmente até hoje seus pretensos imitadores, que tentam "se virar" para ser diferentes do Shop Tour e não serem processados. Alguns usam microfones na mão, outros apresentam em dupla, mas, cá pra nós, não é a mesma coisa...
A idéia é tão boa, que fora tudo isso, o telespectador precisa raciocinar um pouco para se dar conta de que está assistindo a um programa que só tem comerciais! Os mesmos que tanto enchem a paciência em outros programas, aqui são "O" próprio programa, de uma maneira que não irrita as pessoas - muito pelo contrário, cumprem a função que todo comercial deve cumprir: vendem. Isso desde o primeiro Shop Tour, em 1987, onde Galebe anunciou durante 10 minutos ofertas de roupas que estavam encalhadas em uma loja, a preços à lá "o gerente ficou maluco". As roupas, que estavam encalhadas, foram todas vendidas no dia seguinte.

Mas o mais incrível é que, mesmo com boatos a respeito de sua personalidade enquanto empresário, Luiz Galebe poderia calçar as "sandálias da humildade". O novo canal Shop Tour talvez seja um dos poucos canais de TV brasileiros além do SBT onde o dono desse canal é conhecido e aparece em frente às câmeras - e eu diria que ele consegue chegar perto de Sílvio Santos em matéria de carisma e credibilidade! Galebe é um grande vendedor, tal qual Abravanel.

Mesmo anunciando raramente os produtos - ele anuncia somente os produtos mais "difíceis", mais caros ou para público mais restrito - Galebe aparece em inserções pedindo pras pessoas que estiverem assistindo via satélite mandarem E-Mail, e até mesmo pedindo emprego (proposta irrecusável para muitas pessoas, trabalhar em um negócio que começou com 3 e hoje tem 300 funcionários). Aliás, Galebe se revela mais humilde até que o "Patrão" do SBT, porquê ele mostra sem o menor constrangimento imagens suas dos anos 80 (no comercial de lançamento do canal), quando ele era mais jovem e ainda tinha cabelos... enquanto que imagens antigas de Sílvio Santos no SBT tem que passar pelo crivo do apresentador para poderem ser utilizadas.

Mas as idéias não pararam em só levar o telespectador pra passear pelas lojas. Galebe criou em 2002 o Clube Shop Tour, uma proposta tentadora para todas as partes: consumidores se cadastram gratuitamente dizendo o que desejam comprar, e por outro lado, as empresas tem consumidores entregues quase que "de bandeja". Algo como uma super mala direta autorizada pelos clientes!
Além do Intelivídeo, vídeos pela Internet explicando em detalhes produtos e serviços das empresas que anunciam, para um público cobiçadíssimo, o pessoal que tem banda larga. Se o cara tem banda larga e não se chama Igor C. Barros, o cara tem dinheiro para consumir o que ele quiser!...

Eu assisto a esse programa desde 1994, mais ou menos, e sempre que não tem nada passando na televisão - inclusive depois que eu passei a ter TV a cabo - lá está o Shop Tour passando no meu televisor. E aos críticos de televisão, e aos mais conservadores: por incrível que pareça, sexo e violência, que tanto aparecem nos outros canais, passam a quilômetros do Shop Tour.

É bala, é dez, é campeão. Passa aqui!

Nenhum comentário:

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!