A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

01 junho, 2005

As misteriosas dublagens da Internet

Um assunto muito interessante e que só agora que eu me lembrei é um negócio que eu vi pela primeira vez em 2003 no extinto programa da AllTV "Página do Rafinha" (onde inclusive eu fui entrevistado). São as dublagens amadoras da Internet, um negócio que deixa os profissionais - cada vez menos, diga-se de passagem, porquê a galera que encara um Célia Helena quer fazer teatro ou televisão, não dublagem, mas enfim, vamos lá - de cabelo em pé.

O site "Os bacanais" (que já saiu do ar) chamava a atenção com dublagens de programas do Chaves repletas de palavrões. Não gosto do estilo, mas confesso, com vergonha, que o "trabalho" deles me fez rir pra caramba. Principalmente quando eles sincronizam o Chaves caçando o "homem invisível" no orignal, com "Black or White", do Michael Jackson, parece que Chaves está dançando a música que foi lançada uns 16 anos depois da gravação daquele episódio.

Mas isso não é nenhuma novidade. Não sei se os Bacanais sabem (eu acho que sabem), mas por volta de 1980, quando ainda não havia Internet e muito menos pequenas produtoras de vídeo, dois colegas que estudavam no colégio Dante Alighieri e moravam no mesmo prédio
, em São Paulo, fizeram algo incrível para a época: juntaram dois caríssimos videocassetes e dublaram um episódio do Batman - da série clássica, com Adam West, Burt Ward, essa galera que os fãs não esquecem.
O episódio em questão é um que, por incrível que pareça, eu assisti e eu me lembro. O SBT exibia Batman por volta de 1986, depois ou antes do Chaves, e eu me lembro de ter visto o episódio que eles dublaram, onde acontece um lance com uma máquina automática de vendas (algo que, curiosamente, está caindo de moda aqui no Brasil, não sei por quê.)
O episódio - que eu só vi um trecho na AllTV - rolava o tempo inteiro com uma misteriosa música brasileira, "Feira da Fruta" (do grupo Capote, de 1971).
Mas o mais incrível é, fora a quantidade de palavrões que os dois misteriosos dubladores inseriram no programa (algo de deixar Nelson Rodrigues nas nuvens), é que, ao contrário de mim, que sei imitar aquele jeito de falar meio estranho de algumas dublagens, eles falam naturalmente e conseguem encaixar muito bem as vozes desse jeito.
E como em 1980 só havia a ArpaNet, a bisavó da World Wide Web, o sucesso deles se dava de boca a boca. Cópias raríssimas eram disputadas a tapa - na base do "peguei emprestado do vizinho de um amigo meu", algo assim. Poucas, inclusive, eram bem copiadas, a maioria era em preto e branco. E quando surgiu o formato WMV da Internet, vix... o sucesso se espalhou internacionalmente em todo o Brasil, como diria o Casseta. Esse vídeo "Feira da Fruta" pode ser encontrado em softwares P2P como o Shareaza e Kazaa.

Mas também há dublagens levadas a sério, como o pessoal dos fandubbers - fãs, geralmente de desenhos animados japoneses, que traduzem eles mesmos animes encontrados na Internet e inéditos no Brasil - o que não é difícil, com essas produtoras que tem por aí... Como o pessoal da TsunaMix, por exemplo. Fui até convidado para ser um deles (o pessoal faz as dublagens cada um de um personagem e de um computador), só que no meu caso não dá porquê eu estou com a pior placa de som que eu já tive, é onboard (a placa de som do meu primeiro PC com Windows, lá em agosto de 1995, era muito melhor!) Há também os fansubbers, que fazem legendagem desses mesmos desenhos. E pouco a pouco, o monopóliozão da Poderosa Vênus Platinada começa a ser pulverizado...

O dia que eu tiver uma placa de áudio melhor neste elephante branco de não sei quantos mil reais que a sociedade insiste em chamar de computador, eu queria fazer algo semelhante. Já sei inclusive onde colocar vídeos na Internet, éééé... Não se espante se algum dia este blog trouxer links para vídeos! [EDIT: Na época, os vídeos na Internet estavam engatinhando, primeiro no formato streaming, com ZippyVideos, Videolog e Putfile, e depois, em formato Flash com o YouTube, que revolucionaria totalmente a Internet nos meses seguintes.]

Bem, pro pessoal das dublagens escrachadas, eu tenho um desafio para vocês: Seinfeld, que nunca foi dublado em português desde que pisou as terras brasileiras! Será que vocês conseguem? Bem, rir a gente vai, de uma forma ou de outra...

Nenhum comentário:

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!