A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

31 dezembro, 2005

Fique de olho: Retrospectiva do Pânico na TV

Pela primeira vez o Pânico na TV vai fazer uma retrospectiva parodiando a Globo. Ceará será Sérgio Chapelin, e pelo menos cenário virtual a RedeTV! tem para conseguir parodiar esse programa. Agora, que assuntos serão abordados? E que outros serão ignorados? SodTV! refrescará a sua memória relembrando algumas passagens de ônibus deste programa que conseguiu ser mais falado do que as próprias personalidades nele retratadas:

- 2005 começa com um programa totalmente debaixo de chuva, no Guarujá, que apesar disso foi um dos mais legais do ano, segundo a minha opinião.

- Márvio Lúcio (Carioca) vira hare-krishna, leva Vinícius com ele mas por apenas um domingo. No domingo seguinte eles estão de volta, mas com Márcio Lúcio (Carioca Cover) no lugar do irmão. Carioca aparece no programa em um esquema de "Onde Está Wally" só voltando definitivamente em julho. E o programa tenta inutilmente convencer o público de que Márcio é Márvio, e que alhos são bugalhos. Por muito tempo não se falou outra coisa nos comentários do blog do Pânico, no site da Jovem Pan 2.

- O *ura dinâmica é substituído pelo quadro Os Piores Trocadilhos da Semana, de orçamento irrisório (mais ainda para quem tiver After Effects pirata) e escrito por Rosana Hermann (responsável por alguns dos melhores momentos de Djalma Jorge Show, Caqui Amora, Sabichona e Fique por Fora, entre outros quadros de humor da Jovem Pan 2). Menção honrosa, no entanto para os trocadilhos Ditadura Dinâmica, Viatura Dinâmica (com Belo), Partitura Dinâmica (com Cauby Peixoto) e o melhor de todos, Dupla Dinâmica (com Ronaldo Esper e Clô).

- O bordão "Pedala, Robinho", criado por Carlos Alberto da Silva, vira mania nacional. Nestor Bertolino Neto nunca pedalou tanto quanto em 2005. Assim como Rodrigo Scarpa, Cidão e Homem-Grito, ele também é egresso do programa Descontrole.

- Logo após terem seus salários extremamente aumentados, Vesgo e Sílvio se envolvem em viagens internacionais de orçamento irrisório. Para Buenos Aires, onde tentam entregar as Sandálias da Humildade para Maradona, Sílvio "Ceará" quebra o pulso durante a gravação e Vesgo quase fica entalado na porta da AFA. Para a França, onde eles "tentam" cobrir o casamento de Ronarelli com Cicaldinho e lidam com um suposto aperto financeiro por causa da extrema valorização do euro. E é só... (Fica a minha sugestão pro programa: Já imaginou que legal eles na Disney, sacaneando todo mundo?... hehehe - sacanagem, é capaz de eles serem presos)

- Depois de Sérgio Mallandro em 1998 e Ratinho em 1999, o Pânico na TV entra para a história ao ser o terceiro programa da TV brasileira a destruir seu próprio cenário. Eles reclamaram até da qualidade da madeira... Gente, isso é TELEVISÂO, não cinema!... Após isso, um programa foi feito ao ar livre, no estacionamento da emissora.

- Sílvio Santos pegou o ano para testar a sua influência e decidiu, primeiramente, que não iria deixar mais que o imitassem. Sálvio (Ceará) e Vesgo vão atrás do apresentador para que ele assine uma autorização para Ceará. Após surpreendê-lo na porta do cabeleireiro Jassa, eles conseguem a autorização. Na verdade, SS mirou Tom Cavalcante quando assinou o documento para Ceará - no Show do Tom, chegou a ser feito um "Qual é a música" totalmente imitado do SBT que ultrapassou a audiência do próprio.

- Boatos diziam que o Pânico na TV iria de mala e cuia para o SBT e que a RedeTV estaria uma fera com eles. Resultado: durante um programa, a RedeTV tem seu transmissor desligado. Apenas a TV a cabo fica com imagens em NTSC (preto e branco na maioria dos televisores, que só quem gravou em VHS com videocassetes compatíveis conseguiu ver tudo - ou melhor, nada - o que aconteceu. Depois foi descoberto: embora fosse verdade o interesse de Sílvio Santos, o próprio programa resolveu criar essa polêmica. Sílvio tinha interesse a longo prazo.

- Essa com certeza eles não vão falar no programa: o caso Pânico na Internê. O acesso ao programa pela Internet passaria a ser cobrado, e muito bem cobrado. Tutinha "Djalma Jorge" Amaral M. de Carvalho Filho, dono da Jovem Pan 2, antes odiado por alguns funcionários da casa, passou a ser odiado por alguns milhares de fãs a mais. É sério, gente: quando eu fiz curso no Senac para ser locutor de rádio, no qual fui reprovado, um professor falou pro pessoal procurar emprego em tudo quanto é rádio, menos na Jovem Pan, por causa do Tutinha, que era um sujeito imprevisível, que gritava com os outros na frente de todo mundo, etc. e tal - tudo confirmado por qualquer ex-Jovem Pan 2 que se conheça. Sem falar que na época (1995), 100% do que os locutores falavam era texto escrito!... Hoje, com as imagens do portal Vírgula, criado por Tutinha, parece que essa regra caiu.
Ou seja: o encontro de Silvio Santos e Tutinha Amaral reuniu os empresários de comunicação mais descontrolados do país!!! E tenho dito-lhes.

- Algumas personalidades calçam as Sandálias da Humildade: Daniela Cicarelli, Luíza Thomé e Jô Soares aceitam a 'honraria' de bom grado, mas Carolina Dieckmann a rejeita, quase que derrubando o programa de novo, colocando o pessoal na justiça e impedindo até que se dissesse "CAROLINA" no ar! Resultado, os doces de padaria homônimos invadem o palco do programa. Para não perder a audiência de todo, eles desengavetam, agora sem cortes, a agressão de Vitor Faz Anos Que Não Te Vejo à Vesgo, em 2003. Até agora o programa não pôde voltar com o assunto e aparentemente o quadro "Sandálias" foi encerrado. O Pânico está com Carolina Dieckmann atravessada na garganta, e imagino que eles não vejam a hora de poder revidar.

- Mas o Pânico não ficou órfão de quadros de grande sucesso. O quadro Lingeries em Perigo, com Sabrina, "Marlene Mattos", Mulher Samambaia, Panicat e Bola, meio que virou o sucessor das Sandálias, mas agora colocando à prova seus próprios integrantes. Sabrina Sato acabou se machucando ao cair de um avestruz, mas nem por isso o quadro acabou e aparentemente deverá prosseguir com força total.

- Falando em força total, ela foi aplicada pelo apresentador Netinho di Paula no Repórter Vesgo em novembro, no lançamento do canal de TV de Netinho (que eu nem sei onde passa, se é UHF, TV a Cabo... Alô, Tecsat, que tem tudo quanto é canais desconhecidos, vocês tem TV da Gente?!).
E faço aqui um pedido de desculpas: não havia visto as imagens no momento em que aconteceram, não consegui gravar isso e só depois descobri que foi talvez a mais gratuita das agressões que Vesgo já sofreu - só perde para a cancela da Globo. O programa surpreendeu ao optar não reprisar as imagens e fazer um manifesto pela paz

- A justiça, que oprimiu a RedeTV em 2005, bateu também as portas do Pânico, proibindo reprises do quadro Um Filho e Meio de Francisco. O motivo é que o quadro brinca com a acusação de que Luciano Camargo teria trocado sua mulher por um homem. E eu aconselho: não façam isso, senão esses vídeos vão pipocar nos Megauploads da vida. Videos "proibidos" fazem o maior sucesso na Internet: "Brazil Beyond the Citizen Kane", William Bonner fazendo brincadeiras no intervalo do JN, desenhos do Pernalonga vendendo bônus de guerra, pegadinhas do João Kleber...

- O programa entrou em uma nova fase ao receber o patrocínio da Kaiser. Muita gente achou que, no entanto, com dinheiro sobrando, o programa "involuiu". No entanto, cenas antes impossíveis e difícieis até mesmo para a Rede Globo, como carros sendo destruídos, agora são corriqueiras.

- Armações ilimitadas no Pânico na TV em 2005: Primeiro, ao entregarem as Sandálias da Humildade para Daniela Cicarelli, muito provavelmente para justificar um movimento infeliz do cameraman, que deu um close-up de tela inteira nos pés da modelo, o programa, que conta com uma ilha de edição em tempo integral, resolveu aprontar, fazendo parecer que a modelo teria seis dedos no pé direito, e que por isso ela não gostava de mostrar os pés. O tipo de composição de imagens difícil, que só foi possível devido à ilha de edição que fica na sede da Jovem Pan. E mesmo depois que uma coluna da Monica Bergamo, outra do Daniel Castro e o programa "Sônia e Você" mostraram a verdade, eles continuaram insistindo nesse assunto, que me deixou alguns dias sem dormir (é isso que dá ver a gravação do programa as 23 horas, quando eu volto do trampo...) Não raro, Cicarelli passou a aparecer de sandálias em seus programas na MTV, só para desmentir isso. O pior é que Ronaldo colaborou: Vesgo o abordou logo depois que o casal se separou, perguntando se ele tinha se separado dela por ela ser uma sexdigitária. O craque ignorou Vesgo e tudo ficou como dantes no quartel de Abrantes.
Outras armações de gosto um tanto mais elevado: O programa acusa Daiane dos Santos de usar cabos. Mesmo obviamente sendo mentira, a computação gráfica mostrando os cabos é extremamente bem-feita. Pânico recebe um prêmio do Skank no lugar do grupo, Repórter Vesgo ganha um Kikito em Gramado pelo philme "O chapéu do Diabo" (e eu que morria de vergonha dos meus vídeos), em outra oportunidade Vesgo visita o hospital Albert Einstein para conhecer a "neta" de Sílvio Ceará e é barrado, mesmo com a "Neta" sendo apenas uma boneca, e Sílvio Ceará discursa para os funcionários do SBT em uma festa que aconteceu em dezembro. A edição colocou uma reverberação nas vozes, que dava a entender que eles estavam falando durante a festa, mas eles na verdade subiram no palco quando tudo ainda estava vazio.
Outra armação: o Pedágio Milionário, com "Sérgio Malandro" (Carlos Alberto) que seria perfeito não fosse um detalhe: quando a senha "Salci Fufu" aparece na tela, ela aparece em letras com bordas grossas, bem diferentes dos caracteres da tarja do programa. Elas são legendas "off-line", isto é, foram geradas pelo computador em cima de uma matéria gravada !!! Se o pessoal fizesse isso com o mesmo GC (on-line) que faz a tarja, aí seria perfeito!
E no final do ano, Sabrina Sato foi voar com balões de gás! Quer dizer, primeiro foi um rato de laboratório, depois Nestor Neto, e depois uma improvável participação de Pepela, esposa de Emílio Surita. Os três foram pelos ares. E no final, Sabrina voou, mas... tinha alguma coisa estranha ali, não era possível. Quem tem TV a cabo viu, no programa Mythbusters, os Caçadores de Mitos, que aquilo era improvável. Com três vezes mais balões eles por pouco não conseguem erguer uma menina de 4 anos, sem falar que com o tempo necessário para encher todos os balões, os primeiros acabavam estourando sozinhos ! É provável que as pessoas tenham visto uma coisa que foi gravada durante a semana - mesmo com o selo "ao vivo" no canto da tela. Sabrina acabaria prensada contra a parede de um prédio em construção. Mas eles não arriscaram mostrar Sabrina e os balões em plano geral, mesmo podendo apagar um eventual cabo de aço no programa de composição de imagens, já que era tudo gravado!

Esta é a "NOSSA" retrospectiva do Pãnico. O que será que eles vão dizer? Veja amanhã, as 18 horas, na RedeTV!, a rede de TV que mais decresce no Brasil!

Nenhum comentário:

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!