A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

09 janeiro, 2006

Apelação, dubladores, desenhos... ê post eclético

Eu tava doido pra escrever isso aqui, mas só deu agora que já foi.
Usufruindo de seu novo contrato com a Disney, a Globo coloca a série de desenho animado A Pequena Sereia no TV Xuxa, um programa que, vadjame Diôs, se todo mundo queria que o Tarde Quente saísse do ar, esse mais ainda. E no entanto esse continua aí, é a triste sina dos programas de humor na TV brasileira. Mais um pouco e eu vou tuxar o meu novo site de vídeos humorísticos, porquê essa seca de humor eu não aguento mais! Mas vamos ao reino encantado de Maria de las Gracias Mennegell.

Digamos que agora eles apelaram. Essa série pode ser considerada... eu, aliás, a considero o desenho animado mais sexy de todos os tempos. Tá legal, Betty Boop e Jessica Rabbit (só conheço um pouco melhor a JR) emparelham, mas o traço perfeito dos animadores japoneses que produziram a série entre 1990 e 1994 faz a sereia Ariel parecer simplesmente "a mulher perfeita", embora não se veja bem suas pernas... E depois falam de los animès, minha gente (não, não sou otakoo, muito pelo contrário).

Infelizmente não se encontra quase nada dessa série na Internet em matéria de imagens. Quem quiser entender o que eu estou falando vai ter de... ârgh... assistir a baghassa. Mas se você tiver peoplemeter do Ibope em casa, eu sugiro ligar no SBT!

Ariel foi baseada em uma pessoa de verdade, a atriz Sherri Stoner (não confundir com Sharon Stone, esta aqui é ruiva), que além de seus apenas 3 filmes, é um nome muito mais conhecido por ter escrito episódios dos desenhos animados Tiny Toon e Vida de Cachorro (neste ela devia ter uns 8 anos), produzidos por Steven Spielberg. Mas "não se iluda", Sherri não é tãããão linda assim na vida real. Aliás, depois de ter servido de modelo para Ariel em 1989, gostaria de saber por onde anda Sherri Stoner. Alô, Sherri Stoner, adonde estás, gatinha? Casa, comida, um milhão por mês fora o bafo!

Outro atrativo da série é que ela tem uma dublagem mais parecida com a do longa-metragem visto no cinema, onde Ariel tem a voz de Marisa Leal (Baby Sauro, Brenda Walsh, Pamela Anderson e a primeira versão da Xuxinha). Uma voz que, pelo amor dos meus philhinhos, cai como uma luva na personagem e a deixa ainda mais atraente! Espero que Marisa Leal ainda viva uns 35 anos ainda, pra ser a voz da Rosalyn... A dublagem que o longa-metragem ganhou no DVD ficou muito abaixo da versão do cinema, para desesphero dos fãs e alegria de quem conhece alguma empresa de telecinagem paraguaia ou algo assim.

O curioso é que a série já foi exibida pelo SBT em 1997 e não fez tanto sucesso quanto sua qualidade merecia. E olha que estamos falando do SBT pós-1994, com qualidade de imagem muito melhor. Eu não sei por quê a Disney resolveu dar marcha-a-ré em seu processo produtivo nos anos seguintes, principalmente depois de 1995, para fazer desenhos mais aparentados do Cartoon Network (com um traço mais rebuscado, trash, sei lá) e tremendamente mais inferiores aos próprios e aos do CN.

Ah sim: se a Globo quiser ter mais audiência ainda, eu sugiro que exibam TODOS os quatro anos da série, aposto que o SBT não deva ter chegado sequer a dois.

Mas Marisa Leal tem uma séria rival no mesmo programa... a dubladora da Robô Adolescente (que também foi a Queridinha da série 101 Dálmatas e uma das Meninas Superpoderosas) um desenho que os telespectadores do Nickelodeon já conhecem há muito mais tempo. Digo com todas as letras: esse foi o único desenho com traço "modernoso" (Shin Chan não vale, é animè) que conseguiu me conquistar! Enquanto cartunista, eu persigo muito mais o estilo caxias de A Pq. Sereia. Mas gostei dessa série.
Não sei quem é a dona dessa voz, mas ela tem uma atividade curiosa no currículo: em 2002 ela já dublou algumas charges do Charges.com.br, ao lado de Maurício Ricardo, e depois saiu. Infelizmente as charges não estão mais disponíveis, porquê o site guarda até 2 anos de produção. Uma das charges inclusive, remetia a um de seus personagens, era "As Propinas Supervergonhosas", onde ela dublava uma versão ultra-estilizada de Rosinha Matheus. Mais uma na fila pra ser a Rosalyn!

E o programa conta ainda com um reforço de peso: Timão e Pumba, uma das séries de desenho animado que eu mais acompanhei no SBT, dublada pelo misterioso Pedro Lopes (o cara nunca deu uma entrevistazinha sequer, é mole?! Procura por ele no Google que você só vai achar fichas técnicas.) e pelo "casseta" honorário Márcio Ribeiro.
Os personagens são ótimos, a série nem tanto, mas ainda assim, é daquelas que você fica com raiva que os animadores não dão UMA tremidinha em suas canetas!... Deve ser vetorial a baghassa.

E agora? Será que com todos esses desenhos a coisa agora vai, e MGM deixará de sobreviver por aparelhos na TV brasileira? Será que finalmente os videntes vão deixar de dizer que Marlene Mattos é o lado esquerdo do cérebro de MGM, que as duas precisam se unir feito os poderes do Capitão Planeta? Será que uma MGM sozinha, à lá Shirley MacLaine poderá conquistar as crianças do século XXI e dos anos 10? Não perdam os próximos capítulos!

Nenhum comentário:

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!