A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

10 janeiro, 2006

Grandes Momentos da TV

E vamos com mais grandes momentos da TV brasileira. Pena que a maioria absoluta deles eu não consegui gravar. Mãns... aqui vão eles! Isto, você não vê no Video Xou!

- No terceiro dia no ar apresentando o programa-tampão Leão Livre (criado quando Ratinho foi para o SBT em 1998), Gilberto Barros foi chamado de outro nome por uma das participantes do programa. Ela dizia: "É o seguinte, seo Ratinho..."

- Esta é a lembrança mais remota que eu tenho de programas de TV na minha vida: Em 1979, Gretchen cantava uma música no programa Almoço com as Estrelas - só descobri depois que era esse programa, porquê tudo o que eu me lembrava é que haviam muitas pessoas jantando no cenário, em tons esverdeados. Não me lembro qual das músicas era, mas o que me chamou a atenção eram as pernas de Gretchen... - "Ê, qualé, meu, em 1979 cê só tinha 4 anos!" - É, mas era o estranho adereço em forma de pompom que deixava suas pernas absolutamente cilíndricas. Muito estranho mesmo!! Algo parecido com as mangas do traje típico de um cantor de mambo. Para uma criança como eu, na época, algo bastante estranho, original, e até mesmo engraçado.
As músicas daquela época são muito queridas até hoje. Mister Sam, o produtor delas, deve estar orgulhoso: quando fiz curso de locução, há 10 anos atrás, um dos meus colegas era DJ e dizia que toda noite tem uma hora em que ele não tocava dance music, que ele chamava a hora da "quebra", onde ele colocava outro tipo de música. E quando ele colocava músicas da Gretchen, direto do vinil, não ficava um só parado!!

- Não sei como, mas em 1983 assisti, sem saber, à estréia de Xuxa Meneghel como apresentadora de programas infantis. Era a estréia do Clube da Criança na TV Manchete. Parecia mesmo um clube: no primeiro programa não havia cenário! Haviam apenas ela e mais umas 8 crianças em uma arquibancada que não aparecia na tela, na frente de um fundo azul (que eu saberia muitos anos depois que era de chroma key). Tudo intercalado com alguns poucos desenhos, como Super Tiras, A Turma do Trololó, Almôndega e Espaguete, Butch Cassidy & The Sundance Kids (tratava-se de uma banda de rock cujo nome homenageia o filme de faroeste) e mais um outro, dos mesmos produtores de Rocky & Bullwinkle, com aquele estilão deles. "ST" chegou a ser exibido pelo canal Boomerang, mas os outros, curiosamente, nunca mais foram vistos em lugar nenhum!! Que cosas, no?!
Curiosamente, ao contrário de alguns participantes do "Xou", nunca se fez algum esforço para localizar essas crianças aí, que hoje devem ter lá seus 25 anos de idade.

- Muitos dizem que quando Xuxa Meneghel apresentava o "Clube da Criança" , as crianças sacaneavam muito ela. Ela apresentava o programa usando um microfone normal, e as crianças as vezes puxavam o cabo do mesmo, o que fez a emissora (quem sabe) empenhar meio patrimônio e comprar um carééérrimo microfone sem fio em pleno 1983. Queria me lembrar mais disso, mas não lembro...

- Mais uma do Clube da Criança fase XM: em 1984, já com o cenário maior, ela já exibiu uma apresentação de um cover de Michael Jackson como se fosse o próprio!!! Na época, covers eram algo totalmente incomum no Brasil e no mundo.

- Ao vivo no Domingo Legal, em 2002, Rodolfo Carlos fala de uma estação de esqui aqui mesmo no Brasil, que faz os esquis deslizarem usando uma grade de aço e neve artificial (algo como um gelo moído). Já estive em um lugar assim, em Santa Catarina, e é impressionante como os esquis deslizam pela grade, mesmo sem neve nenhuma. E Rodolfo provou isso ao levar um tombo federal durante a entrada ao vivo, causado por um esquiador que passou ao lado dele.

- Me desculpem voltar pra ela, mas no Xou da Xuxa, em 1988, uma das provas seria, no mínimo, criticada pelos sociólogos: a prova era de "tomar banho". A criança tirava a roupa, ia para um "chuveiro" simulado com fitas de papel crepom, voltava e colocava a roupa de novo. O prêmio era um dos mais legais do programa, um walkie talkie em versão headset. O que me incomodava sobremaneira era que as crianças tiravam a roupa MESMO!! Caramba, e se de repente eles pegam alguma criança com... marcas... de freio de... bicicleta?... Essa era minha preocupação aos 11 anos, imagine se tudo acontecesse hoje em dia, em tempos de Eugênio Chipkevitch e acusações a Michael Jackson. O que eu digo é que nunca mais houve uma prova tão ousada em programas infantis na TV brasileira!
(Pensando bem, a prova dos "dedos na tomada de 220 volts" que eu criei para uma história em quadrinhos minha não seria tão chocante assim...)

- O ano de 1998 começou para mim com o pé esquerdo. Jeff Smith, em um programa gravado em 1992, fez um teste para provar a importância das cores nos alimentos, e preparou uma mesa com toalha azul onde todos os alimentos também tinham essa cor. A criançada que estava no programa achou horrível, claro. Boa parte deles, ele revelou depois, não era comestível. E depois eu reclamo da TV aberta!!! (Atenção, não é ciano, é azul-marinho mesmo: essa cor é totalmente incompatível com alimentos. Existem alguns doces em azul-ciano que até dá pra encarar.)
O pior era quando ele mostrou um estranho "ovo verde": eram ovos com gemas verdes (feitos sabe-se lá como), usados em uma dieta que havia nos anos 80 onde a pessoa poderia comer à vontade, mas somente daquela variedade de ovos e nada mais. A repulsa aos ovos com aquela cor faria as pessoas comerem pouco e assim emagrecer - enfim, uma típica "dieta burra", como graças a Deus não há mais hoje em dia.
Mas olha, fiquei durante uns 5 meses olhando com nojo para uma toalha verde-abacate que eu tinha no banheiro aqui em casa... Sinceramente, não foi um bom momento do apresentador do programa Frugal Gourmet.


NOTÍCIA DA HORA
Sérgio Ewerton
agora está na TV Gazeta. Ele já apresentou o Globo Esporte (enquanto WIlliam Bonner era apenas o humilde apresentador do SPTV versão Praça Marechal Deodoro), o Aqui Agora (inclusive na estréia dos estúdios da Anhanguera), e estava na Band News.
Estou surpreso: é uma boa contratação, a Gazeta contratou uma pessoa que, mesmo sendo um bom apresentador e com um currículo bastante razoável, parecia meio "largado" por aí. Ewerton também apresentou o famoso plantão "Notícias da última hora" no SBT, que já teve Britto Júnior e Liliane Ventura.

3 comentários:

Anônimo disse...

E aí Igor, tudo bem?
(desculpe a intimidade, mas já que vejo sempre o site, há um bom tempo, só não tenho tempo mais hábil para escerver, vou só observando...)
Sobre as lembranças dos programas de TV, gostaria de saber se você se lembra desta: Acho que, no programa de quarto ou quinto aniversário do programa da Xuxa, fiquei impressionado com o que vi:
Ela no começo do programa, beijava crianças que estavam sentadas em pequenas cadeiras e mesas(que, excepcionamente, estavam na frente das 'arquibancadas' comuns). Num determinado momento, ela se abaixa para beijar e vejo que a mini-saia que usava no dia era tão curta que revelava parte dos 'fundos de investimento' dela! (o que, confesso, sempre quis ver,hehe!!)
O que me assombra é: Como a ilha de edição não cortou essa parte? (já que era gravado esse programa?)

Sobre o caso da prova do chuveiro, aconteceu algo mais grave no programa Sérgio Mallandro de 1994:
Brincadeira que só podiam participar meninos, que faziam a mesma prova só que sem chuveiro, e em dois tempos: Tirar as roupas e tênis e depois na segunda parte vestí-los! Num dia um dos garotos não usava cueca! E o Sérgio ficou tão estupefato que só teve tempo de fazer essa brincadeira:
- Ei garoto, o que houve? Não há algo de errado não?
E ele, num sorriso moleque: - Não!
Fico imaginando o que o Ministério Público não teria feito com o SBT só pelo fato da prova desse dia ter ido ao ar...

Ademais, valeu pela atenção e mande beijos para a Rosalyn, Brenda, Jennifer, Alexia e as outras por mim... Afinal, se nós não acreditarmos nos personagens que a gente cria, em quem vamos acreditar?

Anônimo disse...

olá igor! vc lembra de mim? sou aquele que tem um país chamado zúmpia... hehehe... há muito tempo acompanho suas criações sem emitir comentários sabe-se lá por qual motivo... mas hoje não resisti ao ler esse belo post. Lembrei daquela comunidade no orkut: Anti-Vídeo Show!
Saudações a vc!

Igor C. Barros disse...

Valeu, Icarix, e 'tis grila, a sua citação aos meus obscuros personagens conseguiu me comover, um abração memsmo! Cê citou até a Jennifer, que nem tinha um desenho atual no Igor C. Barros Cartoons - mas agora tem, rapaz!
E grande Hamilton, tudu belêzz na terra dos Nampsons? Ainda quero voltar com os personagens, no meu site http://www.geocities.com/igorcbarros ! Aguardem, agora que estou conseguindo fazer animações em Flash... Um abraço a todos, continuem ligados, té+..

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!