A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

14 fevereiro, 2006

Rede Gro-bô! Func!

E o astro deste post são eles... os logotipos das emissoras de televisão!
Só hoje Daniel Castro falou do logotipo da Globo no SPTV 2a. edição. A emissora está transmitindo o jornal com o logotipo opaco, igual como se a transmissão fosse ao vivo ou quando as imagens são exclusivas. O motivo disso, que eu não sabia, Daniel disse: isso é por causa da imensa semelhança entre o telejornal local da Record, exibido no mesmo horário e apresentado por Rodolfo Gamberini. Nem sabia que os dois seriam tão parecidos assim, uma hora eu vou conferir.
Ah, alguém da Record andou lendo o nosso blog e "desvirou" o símbolo que estava na redação da emissora. O que eu ainda não consigo entender são as cores verde, vermelho e laranja nas pás que cercam o globo terrestre.
A Record é um caso curioso, não sei se eu já falei disso aqui, mas durante os anos 80 eles mudaram de logo umas 5 vezes. Primeiro um arco-íris inteiro, depois um pela metade só com as cores primárias da TV (esse ao menos tinha a ver, lembrava um "R" minúsculo), depois uma espécie de diamante com cantos arredondados, e eles encerraram a década com o símbolo que deu origem ao atual, uma esfera prateada rodeada por três pás com as cores primárias da TV. Esse símbolo, nos anos 90, seria mudado ainda quatro vezes...
isso fora o que não houve: em 1998 eles queriam fazer as cores azul e laranja serem o símbolo da emissora, para substituir o dourado, que custava muito caro pra fazer nos carros de reportagem, mas isso acabou não acontecendo.

E só uma coisa: até hoje eu não entendi o gesto que Renato Aragão fazia quando dizia esse bordão, que conheci através das reprises do programa... seria referência à alguma vinheta antiga da Globo?
Falando nisso: caramba, estou ficando velho. Não sei se alguém notou, mas desde 1994 existem animações no lugar do "plim plim". Ainda me lembro das duas últimas versões dessa vinheta!! A última, inclusive, tinha até variações estilosas: uma em preto-e-branco, e outra com arranhados, como se fosse um filme não tão bem conservado, para passar no intervalo de filmes assim.
O pior é outra coisa: eu me lembro da vinheta do logotipo REDONDO da Bandeirantes!!! É mole?! Na verdade talvez eu me lembre um pouco mais por ter morado na rua Artur Prado, a um quarteirão do Teatro Bandeirantes, que hoje é um templo da IURD, e durante algum tempo esse símbolo ficou na fachada do teatro, cuja última atração antes de virar igreja foi um show do Café com Bobagem (cujo site continua duca!).

2 comentários:

Anônimo disse...

Exato, lembro do diamante-logo-losango-quadrado-arredondado em diante...
Haja vontade de mudar, enquanto isso, a TVE continua mudando para um logo cada dia mais feio e a Rede TV não muda aquele logo feioso!
Às vezes também sinto falta da vinheta da Globo de antigamente, mas acredito que, com os desenhos inseridos, as pausas se tornaram menos chatas!
E aí Igor, sugiro: que tal aproveitar a notícia do site Animagic sobre a volta do coelho Oswaldo para a Disney e fazer um tópico mostrando as fases do mesmo?

Igor C. Barros disse...

Puxa, gostaria, o caso é que eu não conheço... Eu só conhecia o Oswaldo superficialmente como personagem do Walter Lantz, e nunca imaginava que, na verdade, ele era criação do xará mais phamoso do criador do Pica-Pau.

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!