A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

14 abril, 2006

Bozo Memória: Pequenos detalhes da TV de antigamente

E o que é pior, nada dos gloriosos tempos da TV Excelsior ou Tupi, e sim de outros tempos. Afinal, sou velho, mas nem tanto!...
- Em partidas de futebol, parecia que a narração era feita pelo telefone (algo que recentemente foi ressuscitado pela RedeTV!, quando dá pau no RedeTV Mobile Studio)
- A escalação era dada com os nomes dos jogadores na diagonal da tela, mais ou menos assim:
TABAJARA
1- TOM CRUISE
2- APARECIDO
3- ZÉ MANÉ
8- ROMALDO
10 - MADRUGUINHA
téc. 15 - KAFUBATSU
E. HANEDA 19- MANÉ JOAQUIM
Depois o negócio evoluiu: o nome dito pelo locutor ficava em amarelo e o resto em branco ou vice-versa.

- Até 1994, quando os filmes eram exibidos na TV, um gerador de caracteres mostrava o logo da emissora e o título embaixo, em amarelo, de forma bem simples. Só a Band arriscou a ser um pouco diferente e colocava o logo à esquerda do título do filme (mas logo voltou a ser igual à todos). Isso até um domingo, quando a Globo estreou o "motion store", que é a forma atual pela qual Globo, Record, Band e SBT fazem essas coisas.

- Cacetada, eu me lembro do logotipo redondo da Bandeirantes! Ah sim, em 1988 a Bandeirantes tentou emplacar o apelido "BAN", mas não funcionou. Só conseguiu com "BAND", já nos anos 90. Também me lembro da época em que de segunda a sexta, haviam 5 programas de auditório, no mesmo horário, mas com apresentadores diferentes e até mesmo logotipos parecidos, mas só me lembro de Xênia e Moacir Franco.

- Os crááássicos da Rannabarbéra (Dom Pixote de la Mancha, Pepe Ilegal, ets.) eram exibidos pela Bandeirantes, até a emissora virar "o canal do esporte" e eles migrarem durante uma época para o SBT (uma época que eles adoram recordar, foi quando chegaram as câmeras novas na Vila Guilherme)

- Curiosamente, de todos os desenhos que eram exibidos pela TV Manchete no começo da emissora, só dois puderam ser vistos de novo: Super Tiras e os Globetrotters andaram passando no Boomerang. O véio, não o de agora. Mas ainda tem uns 5 ou 6 que passavam na Manchete, alguns que eu nem sei o nome, que esses nunca mais foram vistos MESMO!

- Falando em séries: em 1986 estrearam Super Gatas, Caras e Caretas, O Poderoso Benson e Super Vicki na Rede Globo. O que essas séries tem de mais? É que elas foram as primeiras séries em videotape e dubladas a serem exibidas na Globo. Até então, a única coisa em VT e dublada exibida na TV brasileira eram as novelas mexicanas outros programas, como Chaves, no SBT. Séries e desenhos mais antigos eram dublados usando equipamentos de edição de cinema.
- A propósito, "Super Gatas" era um título irônico: a série era sobre um grupo de mulheres de meia-idade pra frente que moravam juntas. Mas a série era boa, acreditem!

- Junto com essas séries, estreou Primo Cruzado, a maior adaptação da dublagem brasileira. Quem se surpreendeu com as tiradas da Maga (o pessoal que dublou Chaves e Chapolin), que em um desenho do Bozo traduziu Ozark (no Alabama, interior dos EUA) como Osasco (município da grande São Paulo onde atualmente se localiza o SBT), vai cair pra trás ainda mais, veja se você se lembra:
Zeca Taylor seria um brasileiro, oriundo de Minas Gerais, que vai morar com seu primo, um jornalista de mídia impressa da cidade de Chicago. Bem, isso é o que ELES diziam... Na verdade, Zeca (Bronson Pinchot) era Balki Bartokumus, grego. A colônia grega não é das maiores no Brasil, mas nos EUA eles são bem reconhecidos por seus trajes e costumes, que podem ser confundidos com os dos italianos, pelos mais desavisados. Aí sim faz sentido a briga que os dois tinham, porquê o norte-americano vivia mentindo para se safar de algumas situações. A série chegou a ter um atleta norte-americano sendo chamado de... ROBSON CAETANO!
É mole ou quer mais? Mais que essa, só as redublagens do Casseta e Planeta e as amadoras, que tem por aí!

- Dois anos foram especiais para o áudio das emissoras de TV brasileiras. Em 1982, o microfone SM-58 da Shure virou praga e substiuiu todos os microfones de outras marcas nas principais emissoras de TV. Já em 1992, a versão sem fio do SM-58 chegou a ser adotada, em determinado momento por todas as emissoras VHF!

- Acreditem, crianças do século XXI: houve um tempo em que a Turma da Mônica se constituia apenas de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, sendo que apenas os três primeiros possuiam gibis com seus nomes e, destes, apenas Cebolinha e Cascão tinham animais de estimação!... A partir de 1994 começou a haver uma certa explosão demográfica nessa turma aí, que começou a ganhar as pessoas e animais que hoje vocês conhecem.
Ah, Cebolinha pichava os muros! E Cascão vivia aventuras em clima de espionagem, não sei se isso ainda acontece. Tá legal, eles não são muito ligados à televisão, mas é o que eles estão querendo há muito tempo, ganhar de lavada da Disney, não somente em mídia impressa.

- Antes da novela mexicana, Carrossel era o nome de um programa do SBT totalmente composto por desenhos animados, como Jem, e depois, séries (como Punky, a levada da breca). Curiosamente, a música de abertura era uma compilação de músicas da Disney tocada em sintetizador, provavelmente se a Disney soubesse disso a abertura do programa seria diferente, já que os desenhos tinham pouco ou nada a ver com essa empresa, não me lembro se "Duck Tales" chegou a ser exibido nesse programa.

- E Carrossel lembra o quê? Super Feliz, a última banda de música infantil nos moldes dos anos 80, eles que cantavam o tema brasileiro de Carrossel. Seus quatro integrantes eram palhaços, um de cada cor e todos mó alto astral. Algo que, penso hoje, poderia ter dado muito mais certo do que foi na época, não sei por quê.
A propósito: é verdade mes' que em Carrossel aconteceu o mesmo fenômeno que em Chaves, onde um líquido avermelhado foi chamado de "limonada"?...
[PS: O grupo Super Feliz era liderado por Marcos Pajé, que até poucos anos antes, era um dos intérpretes do Bozo! O tema brasileiro de Carrossel é composição dele.]

- Poucos se lembram, mas o programa do Bozo foi um dos pioneiros do que hoje é praticamente a razão de ser de uma pá de programas que tem por aí: o merchã. Bozo fazia a maior parte deles, mas Papai Papudo (Gilberto Fernandes) e Vovó Mafalda (Valentino Guzzo) também phaziam alguns, dos mais diversos produtos. Só faltava o Bozo dizer "Hollywood, o sucesso, amiguinhos!..."
Na verdade, esse tipo de ação publicitária vem desde o começo da TV brasileira, mas estava em baixa naquela época e só seria ressuscitada pra valer com o programa Ratinho Livre, em 1997. Ah sim: malditos vale-brindes, nunca consegui UM sequer na minha vida, até hoje!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu lembro, DuckTales passava dia sim, dia não, nas segundas, quartas e sextas, enquanto que Jen e os Hologramas(será que a série nunca teve final como Cavalo de Fogo?), como nas terças e quintas, saudade desse tempo!
Também gostava do grupo Super Feliz, eu, pessoalmente, ficava vidrado naquela palhaçinha, única integrante feminina do grupo, tanto quanto a Aquarela(acho que é esse o nome) que aparecia pintada com uma cor diferente combinando com a roupa e peruca usando cores do arco-iris no programa da Simony e depois Marriete!

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!