A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

17 junho, 2006

O Brasil perde Cláudio Besserman Viana

Talvez a única notícia que eu já recebi na minha vida que me chocou tanto quanto o acidente de avião dos Mamonas Assassinas. Faleceu hoje, as 2h (horário de Brasília), em Munique, Alemanha, o humorista Cláudio Besserman Viana... ele mesmo, o Bussunda, do grupo Casseta & Planeta, aos 43 anos de idade.
Ele e os outros três integrantes do grupo que estavam na Alemanha jogavam uma partida de futebol contra outros funcionários da Rede Globo - inclusive, ele joga futebol muito bem, ao contrário de seu personagem Marrentinho Carioca. Durante o jogo, Besserman passou mal devido à asma. No dia seguinte (hoje, por volta das 2h da manhã) ele acordou indisposto, mas não quis ir ao hospital, e acabou sofrendo um ataque cardíaco.

O que me choca mais é que desta vez não é brincadeira. Em 2003, o site Cocadaboa (que, ao contrário do meu, é ponto com ponto BR e recebe milhares de visitantes - são as injustiças desta vida) já havia espalhado esse boato por aí. O programa chegou até mesmo a brincar com esse assunto. Embora agora, em 2006, Bussunda já estivesse com alguns quilos a menos do que naquela época, segundo contam seus colegas - e ao contrário do que dava a entender, Bussunda fazia dieta e exercícios físicos, por causa da asma! Sua familia apresentava um histórico de problemas cardíacos.

A "Casseta Popular" surgiu em 1978, no curso de engenharia da UFRJ, pelas mãos de Beto Silva, Hélio Couto Filho e Marcelo Madureira. Em 1980, se juntam ao grupo Bussunda e Cláudio Manoel. Em 1984, surge o jornal "Planeta Diário", escrito por Hubert de Carvalho e Reinaldo Figueiredo. Até então um fanzine, a Casseta Popular se tornaria uma revista de verdade em 1986, com a fundação da Editora Toviassú. Em 1988, os dois grupos se encontram, sendo redatores do programa TV Pirata, no qual viria a fusão pouco tempo depois com a revista Casseta & Planeta. Em 1990 o grupo aparece na frente das câmeras pela primeira vez, fazendo a cobertura do carnaval daquele ano. No ano seguinte, passam a ser parte integrante do programa Dóris para Maiores. Em 1992 nasce o programa Casseta & Planeta Urgente, mensal e que se tornaria semanal a partir de 2001, graças ao aumento da estrutura do Projac (os humoristas defendiam, já em 1987, que o TV Pirata deveria ser mensal).

Bussunda, Beto e Hélio tem mais algo em comum além do humor: foram integrantes do antigo Partido Comunista Brasileiro, mas nenhum ficou mais de um ano, se descobriram "burgueses" e caíram phora. Mesmo na TV, Bussunda não deixaria "as origens" e continuaria escrevendo, para o suplemento ZAP, do Estado de São Paulo, e mais recentemente, para a revista Placar.
Além disso, Bussunda já deu umas de dublador, sendo a voz do personagem Shrek, no cinema.
Fez cinema, junto com seus demais colegas, em "A Taça do Mundo é Nossa" (2003), e no inédito "Seus problemas acabaram", previsto para ser lançado no segundo semestre deste ano.

Carlos Alberto de Nóbrega, Pânico na TV, Comando Maluco, Grande Família, Diarista e Zorra Total: preparem-se, a responsabilidade de vocês aumentou muito a partir de agora!... Ah, o Tom? Vix, esse já virou apresentador, que nem o João Kleber...
O caso é que não se sabe qual será o futuro do conglomerado humorístico mais bem-sucedido do Brasil: veja esta análise, feita pela Folha Online, que traça um paralelo entre o Casseta e os Trapalhões.

3 comentários:

Marco Aurélio disse...

Igor

Hoje quando abri a internet , primeira noticia que vi foi que o Bussunda tinha morrido. Estou realmente aborrecido com a perda do Bussunda, a meu ver, um dos melhores do humor brasileiro. Acredito que se ele pudesse dar a noticia de sua morte o faria assim:

Morre e ainda por cima falece o Bussunda ...

O Casseta e planeta também deve ter morrido!

Tudo de bom.

Marco Aurélio

Anônimo disse...

Grande perda, Igor, grande perda. Logo agora que estou montando com meus colegas de 1º período da faculdade de Jornalismo da Estácio a tribuna "A Trumbica", nos moldes da imprensa alternativa... Enfim, que descanse em paz.

Anônimo disse...

Oi Tudo bem ?
Então realmente acho que a noticia chocou todo mundo né?
O mundo vai ficar mais triste com essa perda realmente..

Bjs
Sara

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!