TV YouTube: Desta vez foi de propósito
Sacanêign! Grandes empresas colocam vídeos no YouTube para defender seus ideais! Alguns são divertidos, outros mais ou menos, outros sei lá, porquê antes de escrever este post eu só vi dois. Mas antes de mais nada, veja a opinião do pessoal de Sedentário & Hiperativo a respeito do assunto.
Na verdade, produzir comerciais para o YouTube tem uma vantagem que nem o S&H se lembrou: o vídeo está fora do Brasil e, portanto, livre das regras do CONAR e quaisquer das regras da boa publicidade! Aí vale apelar, dizer palavrão, partir para o formato "Compre X, quem não comprou vá@#%$%", etc... Talvez o ambiente dos sonhos de muitos publicitários faltosos de boas idéias. Eu, como ex-quase-publicitário, não concordo muito com isso...
Como é o caso da campanha da Suvinil onde Clodovil diz que a pintura ficou "do k#$%, bicho!". Posto na Internet pelo Kibeloco, na fase pré-YouTube, eu só imagino uma coisa dessas sendo exibida talvez na MTV, onde seu público alvo tem outros sonhos de consumo em vez de tintas...
Outros dizem que foi a Suvinil que barrou esse comercial. Há uma possibilidade, neste caso, do comercial não ser viral, uma vez que não creio que as pessoas se decidiriam pela Suvinil só porquê viram Clodovil virar eme-a-má-xis-o-xó por um momento.
Lembra daquela campanha da Chevrolet, de meses atrás, que entre outros personagens tem Chucky, Stay Puft, Scooby-Doo e Fofão: Pois é, eles fizeram esta melódia no maior clima "We are the world". Apesar da descrição não dizer (esse vídeo foi republicado), é claro que se trata de um viral.
Rap do Skavurzka
A campanha baseada em personagens marcantes mais bem sucedida da década (e totalmente criada no século XXI, ao contrário do Baixinho da Kaiser e do Garoto Bombril) não podia ficar de fora. A operadora NET, não sei daonde, tirou esse personagem, o coronel russo, que curiosamente vem se identificando muito mais com a empresa do que outros garotos-propaganda que eles já tiveram! E "Skavurzka" parece estar se tornando um novo "Auika" (expressão da série National Kid, sem significado).
Esse rap é um genuíno viral. Os demais comerciais da campanha parecem ter sido postados por pessoas normais - contando inclusive entre elas os próprios publicitários enquanto pessoas físicas e usuários de Internet: Apresentação - Dança - Detector (aliás, esse cara agora está no programa "Sem Controle") - Condecoração - Garantia.
Uma campanha da Volkswagen deste ano retoma, pela primeira vez em muitos anos, os comerciais com mais de 1 minuto, homenageando o filme Forrest Gump. O que dá margem a muitas discussões: muitos acham que ela inverte completamente o sentido desse philme (que, confesso, nunca vi).
Por enquanto é suê! Caso você saiba de mais algum caso de propaganda feita explicitamente para ser colocada no YouTube, comente. Brigá-Dú!
Nenhum comentário:
Postar um comentário