A televisão, em toda a sua glória e esplendor... ou não! Através dos comentários descompromissados de um profissional da área que, não se sabe por quê, ainda está do lado de cá da tela. SodTV! A gente se lê por aqui.

24 outubro, 2007

"Vila Sésamo, Sésamo VIla, Vila Vila, Vila Sésamo..."

Eu devia ter escrito sobre isso há algum tempo. The Vila Sésamo está voltando ao Brasil, e do jeito que, possivelmente, eles gostariam de ter chegado: de Garibaldo amarelo, por exemplo. Mas com aquela altura que o faria co-protagonista do curta "Você Deveria Jogar Basquete".

Embora o cenário lembre aquela versão com Sônia Braga, Aracy Balabanian e Armando Bógus, entre outros, que tantos se lembram. Eu, infelizmente não - o programa saiu do ar quando eu tinha 1 ano, e mexer na televisão era prerrogativa dos adultos da casa. Também nunca vi o Capitão Aza, que se fué quando eu tinha 4 anos. Em compensación... assisti a estréia de Xuxa na Manchete, com fundo azul e oito crianças que não gritavam. Pobre de mim. Devia ter assistido mais Bozo!

E eles voltam aonde? Claro, em CTV, the Culture Television!... Mas as semelhanças com os anos 70 páram na vila e nos nomes dos bonecos que já deram as caras por aqui (como Beto e Ênio). Uma personagem, Bel, foi criada especialmente para o Brasil. O programa, incialmente, não possui seres humanos entre seus atores, e será mais dinâmico que a versão de antigamente. E estréia em 29 de noviembro.

Por isso, graças à esse programa, os brinquedos com os personagens do programa, que os americanos nunca deixaram de ter conhecido, estão chegando ao Brasil. Como é o caso daquele boneco do Elmo (Ênio) que se levanta sozinho. "Levantou o bonequinho! Glorifica de pé!! Veja a emoção desta criança", diria o Apóstolo Waldemiro... é, é de assustar o que esse brinquedo faz, sério, e ele já está no Brasil también. Ao contrário do que acontece com personagens de outros programas educativos, dá pra se notar que os brinquedos da Vila Vila, Sésamo Sésamo, são bem avançados tecnologicamente.

Não sei por quê, mas acho que a Vila Sésamo pode ser o programa que vai tirar a TV Cultura da lama. Os personagens são fortes (e tudo o que está por trás deles também), e se isso reverter em audiência para a TV Cultura de agora (que admite comerciais e merchandising), eles podem sair ganhando, e muito.

O PRIMEIRO MERCHANDISING A GENTE NUNCA ESQUECE

A propósito, eu nunca disse isso aqui, mas eu já flagrei um merchandising na TV Cultura de antigamente, que tinha um rigoroso código de ética. Certa vez, o personagem do ator Ney Piacentini no programa Revistinha (1989) apareceu usando tênis Malac, com direito a close. Essa marca de tênis só entrava na TV através de 'product placements' como esse - outra aparição desses tênis (que considero os rivais fracassados do Bamba), foi na Escolinha do Professor Raimundo. Nunca vi nenhum "comercial" de verdade dessa marca. Mas o que me surpreendeu foi que isso acontecesse na TV Cultura antes da "fase Rá-Tim-Bum".
Apesar desse merchandising agressivo, os tênis Malac desapareceram tão rapidamente quanto chegaram. Taí um case inspirador para as Tekpix da vida....

Um comentário:

Anônimo disse...

E o engraçado era que a Cultura queria trazer o programa no final dos anos 80, mas como tinham uma regra estranha (nem sei se vale até hoje) de que Vl.Sésamo tinha que ficar 5 anos em produção antes de estrear em uma emissora, a Cultura tinha desistido... e fez Rá-Tim-Bum! Ainda bem que não desistiu por completo, valeu pela informação!

Este texto largado é a nossa antiga seção de links. POSTS IMPORTANTES Grandes momentos dos desenhos animados! Eu quero saber quem � o melhor desenhista do Brasil! LINKS � GRANEL Sem medo de ser feliz! Vlog Igor C. Barros Furry Version I Can't Believe, It's the Blog of Igor C. Barros TINHA QUE SER O CHAVES - NOVO ENDERE�?O DE NOVO Divis�£o Furry Igor C. Barros no ORKUT Concorrente n�£o, irm�£o de sangue! Al� McHaddo and sua Bugigangue!! Rog�©rio Ceni F�³rum �?nico Chespirito Zoando os Malas da TV Banda Chespiritos Shop Tour: Nada se compara! P�¡gina do Rafinha LouCosplay - Eles s�£o Loucos Mesmo... ... mas n�£o tanto quanto Estes Aqui! Humorettini Personagens Criados Power Sonic - eu amo esses personagens!! Charges.com.br MuyLoco Tcheco - O primeiro desenho animado de meia hora feito no Brasil! Rep�³rter Vesgo Blog dos Ouvintes do P�nico Marcos Aguena - Portal do Japa Cia. do Salame (O Cara Tussiu) PDR - Portal de Redublagens Caf� com Bobagem Toonapalooza! by Jen Seng UniversoX JBox.tk Uma p�¡ de aberturas de desenhos animados dos anos 80, boa parte deles exibida pelo SBT OCC - Orange County Choppers Overhaulin' M5 Industries Tiny Toon Russia Portal Sonic Salvem os Patos! Build-Up Studio Sigma F�³rum Toku Sekai F�¡bio TV Animar Est�dios Chalky A arte da Capcom (japon�s) Vers�£o Brasleira, Tsunamix! Sabrina On Line Vicki Fox J. R. R. Hack Tokusatsu.com.br Isso sim, � real Arlindo Barreto Asaph Borba Extreme Impact Creia Pensa que acabou? Tem mais! Tycoon Est�dios Ytv Mundo Canibal Dolly - Aproveite e assista na se��o M�DIA ao programa 100% Brasil! Gaming World Resources Graja� Ninja: QUEREMOS GRAJA� NINJA NO MEGAUPLOAD!